domingo, setembro 29, 2024
InícioPolíticaPolícia Federal abre investigação para apurar incêndios no país

Polícia Federal abre investigação para apurar incêndios no país

A Polícia Federal (PF) anunciou, neste domingo, 25, a abertura de inquéritos para investigar a série de incêndios que atingem o Brasil. Cidades do Sudeste e do Centro-Oeste estão parcialmente sob chamas desde a quinta-feira 22.

Nesta tarde, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), onde ocorre o monitoramento das queimadas.

Marina Silva informou, no encontro, que mais de 30 investigações estão em andamento. “Já temos a abertura de 31 inquéritos entre a Amazônia e o Pantanal e dois, agora, no Estado de São Paulo”, declarou.

A Polícia Federal mobilizou 15 delegacias no interior de São Paulo para investigar as causas dos incêndios. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, destacou que a situação é atípica e que as conclusões serão divulgadas depois da finalização dos inquéritos.

São Paulo em alerta máximo para risco de incêndios

Em São Paulo, 46 municípios estão em alerta máximo para incêndios, sendo que 21 têm focos ativos. No sábado, 36 cidades estavam sob alerta e 17 com focos ativos.

O presidente Lula, que estava em São Paulo para eventos eleitorais, ainda não sobrevoou as áreas afetadas. Em julho, o petista visitou Mato Grosso do Sul para acompanhar os incêndios no Pantanal.

O governador Tarcísio de Freitas foi a Ribeirão Preto, uma das cidades mais afetadas, para acompanhar os trabalhos de combate ao fogo. A prefeitura suspendeu as aulas nas escolas municipais por causa do acúmulo de fuligem.

As queimadas também afetaram Goiás, onde uma densa fumaça cobriu o céu de Goiânia e de outras cidades. A previsão é de que a fumaça se dissipe até quarta-feira 28.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, até ontem foram registrados 897 focos de queimadas no Estado — quase o dobro do mesmo período de 2023. O Aeroporto de Goiânia opera com baixa visibilidade, e houve vários cancelamentos de voos.




Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui