A polícia alemã divulgou o nome do responsável por chantagear a família de Michael Schumacher. Trata-se de Markus F., de 52 anos. Segundo o jornal alemão Bild, o criminoso exigiu € 15 milhões (R$ 90 milhões) para não divulgar fotos do ex-piloto de Fórmula 1.
Markus possuía aproximadamente 1,5 mil arquivos pessoais de Schumacher. O material foi coletado ao longo dos cinco anos que trabalhou para a família do ex-piloto. Endividado, o ex-segurança planejava resolver sua situação financeira ao aplicar o golpe.
Os detalhes da chantagem
Para executar o plano, Markus contratou Yilmaz T., de 53 anos, que foi o encarregado de contatar a família com a ameaça. Yilmaz, junto de seu filho Daniel, foi preso pela polícia alemã e revelou Markus como o mentor.
Daniel foi liberado depois de pagamento de fiança, enquanto Markus e Yilmaz seguem sob custódia das autoridades. Markus, proprietário de uma empresa de consultoria em TI, buscava recuperar-se financeiramente com o golpe.
O acidente de Schumacher
Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, não é visto em público desde que sofreu um grave acidente de esqui, em 2013, nos Alpes franceses. No incidente, sofreu uma séria lesão cerebral.
Investigadores na Alemanha foram alertados para a tentativa de chantagem pelas autoridades na Suíça, onde Schumacher tem sido cuidado em sua casa pela família desde o acidente.
Os policiais também apreenderam evidências na casa do suspeito, incluindo discos rígidos, pen drives e telefones celulares. O último suspeito foi identificado por um dos outros dois acusados.
O ex-funcionário foi preso na cidade de Wuelfrath, no oeste da Alemanha, afirmaram promotores de Wuppertal. “O suspeito é acusado de ter trabalhado anteriormente como segurança para a família Schumacher e era encarregado, entre outras coisas, de digitalizar fotos privadas”, disseram.