A Polícia Civil de São Paulo realizou uma grande operação na manhã desta quinta-feira, 13, para prender líderes do tráfico de drogas na região central de São Paulo conhecida como cracolândia.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 140 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), estão sendo cumpridos contra suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Até o momento, 14 pessoas foram presas, segundo a Folha de S. Paulo. A maioria dos endereços dos mandados está localizada no centro de São Paulo.
Foram inspecionadas 28 hospedagens, supostamente usadas como pontos de distribuição de drogas, que devem ser interditadas.
O delegado Carlos César Castiglioni afirmou que as investigações começaram há mais de um ano. A equipe descobriu que, além de o bando criminoso usar as hospedagens para distribuir as drogas, eles também lavavam dinheiro com os imóveis. As contas bancárias utilizadas pela quadrilha foram bloqueadas por ordem da Justiça.
“A gente só está entrando em local de fato que os hóspedes só se registram com prenome, com apelidos, este tipo de coisa”, afirmou Castiglioni. “A gente já encontrou joias, encontrou dinheiro, contabilidade do tráfico, muito celular produto de furto. A gente vai destrinchar isso tudo para dar para deflagrar uma quarta fase da operação.”
Detalhes da operação
Esta foi a 3ª fase da operação batizada de Downtown. Foram aprendidos R$ 27 mil, 72 munições e 28 celulares.
A operação teve a participação de quase 400 policiais. Foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc), da 4ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).
E contou com o apoio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) e do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro).