A Polícia Civil de Pernambuco apreendeu R$ 539 mil dentro de um cofre em uma residência no bairro de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. A ação ocorreu na última quarta-feira, 28, como parte da Operação Laundry.
A operação integra uma investigação iniciada em 2022 contra uma organização criminosa acusada de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A polícia cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em Pernambuco
Os agentes prenderam uma pessoa em Gravatá, no Agreste do Estado, durante a operação. Além disso, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulista expediu 26 mandados de busca e apreensão em Abreu e Lima, Olinda, Paulista, Gravatá e Jaboatão dos Guararapes.
“A Polícia Civil já investigava a pessoa que estava com o dinheiro”, afirmou o delegado Adyr Almeida, ao g1. “A gente, realmente, se surpreendeu com esse dinheiro porque não é comum uma pessoa ter mais de R$ 500 mil em espécie, mas sabíamos que ela estava ligada à organização e manejava dinheiro ilícito.”
Justificativa de um dos alvos
Ainda segundo o delegado, a pessoa que estava com o dinheiro disse que adquiriu o montante com a venda de um terreno. Entretanto, depois de ser orientada pela advogada, permaneceu em silêncio.
“Ela começou a mentir ao dizer que foi venda de terrenos, mas não conseguiu provar qual terreno”, afirmou o delegado, sem mencionar o nome da pessoa que estava com o dinheiro.