A Polícia Civil do Estado de São Paulo apreendeu, nesta quarta-feira, 7, uma aeronave usada para o transporte de drogas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), os agentes encontraram a aeronave no pátio do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.
Modelo e valor do avião usado pelo PCC
O avião, modelo Bandeirante Embraer EMD-110, prefixo PTO-CW, é avaliado em R$ 5 milhões. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o bimotor está em nome de Pablito Baena Castilho, e registrado para operação na Bimava Táxi Aéreo. No momento, o avião não pode voar em razão de pendências judiciais.
Por causa das rotas feitas pela aeronave, a polícia suspeita que os criminosos a usaram para transportar drogas tanto no Brasil quanto em outros países.
As equipes do 30º Distrito Policial, localizado no Tatuapé, zona leste de São Paulo, encontraram o bimotor enquanto cumpriam oito mandados de busca e apreensão contra o crime organizado e lavagem de dinheiro.
Como a polícia suspeitou
A princípio, a polícia suspeitou de que a aeronave era usada para o crime porque o dono anterior não tinha capacidade financeira para comprar o avião.
Os policiais, que investigam os envolvidos no esquema há um ano, agora tentam identificar o paradeiro de outros dois aviões que também seriam usados pelo PCC.
Até o momento, no entanto, a polícia não conseguiu prender nenhum envolvido. Contudo, as equipes seguem colhendo informações sobre os criminosos. A SSP afirmou que há outros detalhes da operação. Entretanto, serão preservados em razão do segredo de Justiça.