The Brutalist e Emilia Pérez, destaques entre as indicações, levantaram polêmicas pelo uso da tecnologia
Tudo sobre Inteligência Artificial
Os indicados ao Oscar 2025 foram anunciados nesta quinta-feira (23). Entre os nomeados, estão os filmes The Brutalist e Emilia Pérez, que usaram inteligência artificial (IA) para ajustar a voz dos atores principais. Adrien Brody e Karla Sofía Gascón, que tiveram suas vozes modificadas pela tecnologia, também apareceram na lista de suas respectivas categorias.
A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março.
Filmes usaram IA para ajustar sotaques
Em entrevista ao site RedShark News, o editor Dávid Jancsó, da The Brutalist, revelou que a equipe usou inteligência artificial para ajustar diálogos e criar imagens para o epílogo do filme.
O drama segue um arquiteto húngaro fictício, interpretado por Adrien Brody. A IA foi empregada para corrigir a pronúncia de Brody e Felicity Jones em húngaro, com a tecnologia da empresa Respeecher. O processo usou técnicas de edição tradicionais, mas empregou ferramentas generativas para acelerar a produção, considerando o grande volume de diálogos. A IA também foi usada para criar desenhos arquitetônicos no final do filme, devido às restrições orçamentárias.
Já Emilia Pérez usou a tecnologia na parte musical. Através da ferramenta da Respeecher, o filme mesclou a voz da protagonista Karla Sofía Gascón com a da cantora francesa Camille durante as cenas de canto. A intenção era aumentar o alcance vocal nas canções.
O editor de som do filme, Cyril Holtz, revelou em entrevista ao canal francês Commission Supérieure Technique Image & Son que a produção optou pelo uso de IA porque a protagonista teve dificuldades em alcançar as notas musicais necessárias devido aos medicamentos usados no processo de transição de gênero.
O uso da inteligência artificial segue como uma polêmica no meio do Cinema. A greve dos atores e roteiristas de Hollywood, em 2023, chegou a estabelecer algumas regras para a aplicação de IA no audiovisual, visando principalmente proteger direitos autorais e propriedade intelectual. Os responsáveis por The Brutalist e Emilia Pérez não chegaram a comentar as críticas.
Emilia Pérez e The Brutalist foram indicados ao Oscar 2025
As polêmicas relacionadas a ambos os filmes não chegaram a prejudicar as indicações ao Oscar 2025. The Brutalist recebeu 8 indicações e Emilia Pérez, 13.
Veja:
- The Brutalist: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones), Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Ator (Adrien Brody), Melhor Direção (Brady Cobert) e Melhor Filme.
- Emilia Pérez: Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), Melhor Canção Original (duas vezes, com El Mal e Mi Camino), Melhor Filme Internacional, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón), Melhor Direção (Jacques Audiard) e Melhor Filme.
Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital