Paris sedia os Jogos Olímpicos pela terceira vez na história. A capital francesa recebeu as Olimpíadas em 1900, 1924 e, agora em 2024, organiza a maior edição do evento na história. Os números são grandiosos: 19 dias de competições, 329 eventos, 32 esportes, 10.500 atletas de mais de 200 comitês olímpicos nacionais, 20 mil jornalistas credenciados, 45 mil voluntários, 15 milhões de turistas esperados e bilhões de espectadores em todo o mundo.
Tão grandioso quanto a lista de números que envolve os Jogos é o desafio de fazer acontecer um evento deste porte. Paris promete entregar a maior Olimpíada já vista na história. A partir desta segunda-feira (15) você acompanha no Prime Time, a partir das 20h, a série especial do Pódio CNN sobre os desafios e o legado da Olimpíada de Paris. Direto da França, a correspondente Priscila Yazbek mostra os diversos aspectos que envolvem a realização dos Jogos Olímpicos.
Depois de conhecer os destaques do Time Brasil, chegou a hora de saber mais sobre as outras delegações que vão estar em Paris para os Jogos Olímpicos de 2024. A Cidade Luz, conhecida pela cultura, história e gastronomia abre as portas para o esporte. Com isso, vai receber também grandes nomes do esporte mundial, como Simone Biles, da ginástica artística, e Novak Djokovic, do tênis.
Receber os Jogos Olímpicos é sempre um desafio para o comitê organizador e, dessa vez, não foi diferente. Paris precisou inovar e se renovar para sediar a Olimpíada de 2024 e, é claro, os principais pontos turísticos da cidade não ficaram de fora. Mas a infraestrutura para um grande evento esportivo não para nas arenas e ginásios, o transporte parisiense, por exemplo, também sofreu alterações. E algumas dessas mudanças são para ficar: é o legado olímpico para a população de Paris.
A sustentabilidade foi uma das palavras-chave na organização dos Jogos de 2024. Paris se preocupou em reutilizar e construir com consciência social, econômica e ambiental. Ao mesmo tempo, o calor pode ser um dos grandes obstáculos para a realização do evento e as delegações se preparam como podem para driblar esse problema.
O clima não é a única preocupação do Comitê de Paris 2024. A segurança tem sido o principal ponto de atenção, uma vez que Paris já costuma ser alvo de ataques terroristas e isso pode piorar com a proximidade do evento. Além da segurança, a política também atravessa a realização dos Jogos. O país passou por eleições legislativas antecipadas a menos de um mês da abertura da Olimpíada.
Quem visitar Paris para os Jogos Olímpicos certamente não vai deixar de lado o turismo que vai caminhar lado a lado com o esporte. Um dos principais destinos turísticos do mundo, Paris tem uma série de programas disponíveis para os mais diferentes gostos. Mas os visitantes precisam ficar atentos com as mudanças e interdições durante os Jogos, até porque grandes pontos turísticos viraram arenas para diversas modalidades. Isso tudo, claro, muda também a vida dos parisienses, que têm opiniões divididas sobre a realização da Olimpíada.