As bicicletas já são veículos sustentáveis, mas o processo de produção não é completamente livre de emissões. A empresa norueguesa reTyre provou que é possível tornar o veículo ainda mais sustentável criando o primeiro pneu de bicicleta neutro em carbono.
Para isso, a invenção usa materiais recicláveis, como redes de pesca e coletes à prova de balas, e algo ainda mais peculiar: algas.
Vídeo relacionado
Pneu reciclável deixará sua bicicleta ainda mais sustentável
A reTyre já era conhecida no setor de pneus. Como lembrou o New Atlas, a empresa criou um sistema de zíper para adicionar películas de piso aos pneus, permitindo que os ciclistas enfrentem superfícies desafiadores sem precisar trocar as rodas.
No ano passado, a norueguesa foi além na ideia: lançou um envoltório de roda 100% reciclável com a mesma finalidade.
A invenção da vez são os pneus livres em carbono feitos para bicicletas.
Pneu sustentável é feito de algas
O novo lançamento da reTyre é o pneu neutro em carbono, que a empresa descreve como um “passo monumental em direção à produção sustentável de pneus”.
O revestimento do produto é feito usando redes de pesca recuperadas do oceano e fibras de para-amida presentes em coletes à prova de balas.
Houve um terceiro material ainda mais impressionante: algas colhidas de lagos e oceanos ao redor do mundo, usadas na banda de rodagem do pneu. Segundo a empresa, o uso desses componentes previne a eutrofização e a liberação de metano por parte das algas.
O resultado é um pneu totalmente reciclável, o que por si só já diminui a pegada de carbono. As algas ajudam ainda mais nesse processo: elas equilibram quaisquer emissões restantes para atingir a neutralidade de carbono.
Não é possível ter o pneu neutro em carbono na sua bicicleta… ainda
- O pneu livre de carbono ainda está em estágio conceitual de desenvolvimento;
- A reTyre não divulgou um cronograma de produção e nem disponibilidade;
- Um protótipo será exibido junto com a linha atual de pneus recicláveis para bicicletas no estande da marca na Eurobike, evento europeu para ciclistas urbanas que acontece a partir desta quarta-feira (03);
- O líder do projeto, Friedemann Ohse, ainda acrescentou que o processo de produção e transporte do pneu são otimizados para ter emissões próximas do zero.