A PlayStation dará um passo atrás nos jogos como serviços após o recente fracasso do Concórdia? Absolutamente não. Na verdade, de acordo com a gestão de topo da Sony, ela realmente precisa de títulos como este para evoluir as suas fontes de rendimento. Por isso, o objetivo é ampliar seu portfólio de serviços ao vivo e títulos mobile , além de se abrir mais indo além dos consoles PlayStation.
Hermen Hulst, o chefe do PlayStation, disse isso em um comunicado à imprensa no qual afirmou que os jogos para um jogador não são mais suficientes . “Expandir além dos consoles PlayStation e criar experiências on-line envolventesjuntamente com nossos jogos single-player, são áreas-chave nas quais estamos nos concentrando para desenvolver nossas fontes de receita.”
Hulst disse então estar ciente do fato de que a PlayStation deve ter mais cautela na execução de sua nova estratégia, especialmente após o encerramento da Firewalk Studios (o estúdio do Concord e da Neon Koi). De qualquer forma, o caminho agora está claro.
Concord criou um enorme buraco nos cofres da Sonymas a visão do futuro da multinacional parece permanecer a mesma, que é a de Jim Ryan, o antigo presidente da PlayStation. Está a sofrer ajustamentos ao longo do caminho, é claro, mas o caminho agora está claro. Evidentemente, as margens de lucro do PlayStation, muito baixas apesar das receitas estelares, também devido aos custos excessivos de desenvolvimento dos jogos AAA, devem ser melhoradas de alguma forma e para isso é necessário criar fontes de rendimento contínuo, como serviços ao vivo.
No último ano, a Sony já fechou três estúdios de desenvolvimento interno, incluindo o prestigiado London Studio, uma das suas primeiras equipes. Neste ponto, estamos muito curiosos para ver como isso acontecerá no futuro.