A Sony nunca fez grande sucesso dentro do universo dos portáteis. O PSP até que foi bem no quesito vendas, mas nunca teve o carisma de um Game Boy. Já o seu sucessor, o PS Vita, bem, o Vita não teve nem um nem outro.
Talvez por isso a empresa tenha demorado tanto para lançar a sua próxima investida nesse mercado (o PS Vita é de 2011). Mas muita calma nessa hora – e muito cuidado também com o que você anda lendo por aí.
Leia mais
Tem lugar que escreveu que o novo PlayStation Portal seria o novo console portátil da Sony. E, sim, se você olhar a carinha dele, a informação parece correta. Mas existe um pequeno detalhe que faz toda a diferença: o Portal não pode ser considerado um console!
Isso porque ele não consegue rodar jogos de forma independente. Ele apenas reproduz, via internet Wi-Fi, o que o seu PlayStation 5 está rodando. Ou seja, ele é um acessório do PS5 e não funciona sem o console de última geração da companhia japonesa.
Eu acho importante explicar isso antes de alguém comprar um Portal achando que ele funciona como um Game Boy ou um PSP. Ou ainda um Nintendo Switch, que você pode levar para qualquer lugar mesmo. No caso do Portal, você só pode jogá-lo se estiver usando a mesma rede Wi-Fi do seu Play 5 – e se o console estiver ligado. Resumindo: você PRECISA ter um PS5 antes de comprar um Portal.
Especificações técnicas do PlayStation Portal
- O PS Portal possui uma tela LCD de oito polegadas, com resolução máxima de 1080p (Full HD) a 60 quadros por segundo.
- A tela é maior do que a do Switch e do Steam Deck, por exemplo.
- É um pacote poderoso e os jogos ficam bem bonitos na telinha.
- Falando neles, praticamente todos os games de PS5 funcionam no Portal, com exceção daqueles que precisam de óculos de realidade virtual.
- Como as fotos e vídeos deixam claro, o acessório lembra bastante um controle normal de PlayStation, levando, inclusive, as cores do DualSense.
- A diferença é que tem a tela no meio.
- Esse controle parecido vai ajudar bastante na experiência de quem é fã da Sony e está acostumado a jogar com o Play.
- O modelo traz ainda sensores hápticos, que prometem entregar um bom gameplay.
- Mas vale lembrar que, por funcionar via Wi-Fi, a experiência multiplayer online pode ficar um pouco comprometida, principalmente se a sua internet não for das melhores.
- O Portal tem ainda controles de volume, de energia e vem com o sistema The PlayStation Link, que permite conectar fones de ouvido Bluetooth ou headsets da Sony.
Preço e data de lançamento
O PlayStation Portal será oficialmente lançado aqui no Brasil em 28 de junho. De acordo com a Sony, o preço sugerido será de R$ 1.499,90.
Muitos sites, porém, já promovem a pré-venda do produto, com alguns deles oferecendo até um desconto.
Lembrando que o portátil saiu nos Estados Unidos em dezembro do ano passado. Se estiver curioso ou buscando alguma crítica antes de comprar, procure os reviews feitos por lá. Já adianto que as opiniões estão bem divididas.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.