A Sony está com fortes vendas e fortes cortes de preços do Playstation 5 em todo o mundo, por fora parece que tudo está as mil maravilhas. Contudo, internamente, parece um caos instalados em todos os estúdios. Um dos que o público acreditava que estava com saúde perfeita era a Insomniac Games por suas ótimas vendas com Spider-Man e por ser uma equipe que cria games rápido, mas parece que nem assim a japonesa está sataisfeita.
A Kotaku revelou muitas notas informações da crise que já vimos várias ondas de demissões e fechamento de estúdios nos últimos anos. Nem a Bungie ou a Naughty Dog escaparam. A Insomniac Games também estaria sofrendo pressão por cortes de gastos. Aparentemtne, fica difícil pagar as contas com orçamento tão altos.
As notas de uma reunião interna foram vazadas – tudo está sendo vazado, a Sony não pagou aos “sequetradores” de dados, e eles liberaram de tudo. Até o jogo Wolverine, parte dele já está jogável, e muita gente está jogando na internet! Voltando ao caso em tela, o Playstation afirmou que “haverá um fechamento de estúdio” – Lembre-se que a empresa tem fechado estúdios nos últimos anos e a estratégia de jogos como serviço de Jim Ryan parece que está fadada ao fracasso.
Além disso, a Insomniac Games está sendo pressionada pela Sony para fazer cortes no orçamentoapesar do sucesso de Spider-Man 2, com 50-75 demissões em geral. É dito que estão gastanto muito com este jogo e fica difícil recuperar o dinheiro investido pois grande parte do público não paga o valor total de lançamento e espera por promoções ou usam contas secundárias.
“Reduzir o tamanho de Ratchet e cortar novos IPs poderá resultar nas reduções de custo que a Sony está procurando”,
“Para remover estrategicamente de 50 a 75 pessoas, nossa melhor opção é aprofundar Wolverine e Spider-Man 3, substituindo os de menor desempenho por membros da equipe que trabalhariam em Ratchet e novo IP.”
Os planos de negócios mudam e a Sony não confirmou se os cortes discutidos ainda estão em discussão ou já foram concluídos. Outra estratégia a ser avalida é dividir os jogos e cobrá-los por partes. Spider-Man 3 ser dividido em três, cada parte por 50 dólares, e a terceira seria multiplayer. No total um fã pagaria pelo jogo 150 dólares.