sábado, outubro 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaPlaneta semelhante a Netuno é achado em zona habitável de sistema estelar...

Planeta semelhante a Netuno é achado em zona habitável de sistema estelar duplo

Astrônomos encontraram um exoplaneta semelhante a Netuno dentro de um sistema que possui duas estrelas como o Sol — que giram em torno de si mesmas –, mas orbitando apenas uma delas. A descoberta desafiou os padrões utilizados para estudar a formação de sistemas planetários e de como continuam estáveis ​​ao longo do tempo.

O TOI 4633 c está localizado na zona habitável de seu sistema — o TOI 4633 –, o que poderia significar que tem água em sua superfície. Entretanto, foi detectado que o exoplaneta tem uma atmosfera grande e densa, excluindo essa possibilidade. Mais investigações desse sistema podem ser importantes para entender as formações que possuem duas estrelas e órbitas incomuns.

Semelhante ao nosso Netuno, apesar de menor, o exoplaneta foi descoberto utilizando o Tess (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito) e os astrônomos conseguiram definir que sua órbita é de 272 dias — maior que a média dos outros corpos encontrados fora do Sistema Solar.

Mesmo estando em um sistema de duas estrelas, ele orbita apenas uma delas, o que desafia a ideia de que nosso sistema era um formato padrão para outros.

Utilizando outra forma de detecção, os astrônomos descobriram que o TOI 4633 c pode ter um irmão com órbita que dura 34 dias. Diferente do modo de análise de outros exoplanetas, que são identificados quando passam em frente a uma estrela e fazem uma espécie de sombra, esse foi detectado pela alteração da luz do astro, que muda para frente e para trás a medida que a gravidade do corpo em órbita a puxa para os lados.

A junção de uma órbita oval feita pela aproximação incomum das estrelas e o exoplaneta que tem um caminho longo ao redor de apenas uma delas faz com que o TOI 4633 seja um sistema propício para que os cientistas testem ideias sobre as configurações orbitais incomuns e como elas conseguem se manter estáveis ao longo de bilhões de anos.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui