sábado, outubro 5, 2024
InícioPolíticaPL quer relatoria de proposta que limita uso de inteligência artificial em...

PL quer relatoria de proposta que limita uso de inteligência artificial em 2024

Apesar de fazer oposição ao projeto de lei contra as fake news, o Partido Liberal (PL) quer assumir a relatoria de outra proposta sobre o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de 2024. O tema é considerado uma das prioridades do Congresso neste ano.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que reúne a maior bancada da Câmara, pediu ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para escolher o relator do texto, que tratará do combate à manipulação de imagens de políticos nestas eleições. Lira deve dar uma resposta em fevereiro, após o fim do recesso parlamentar.

A avaliação de integrantes do PL é de que, diante do interesse do comando da Câmara em aprovar alguma proposta sobre a inteligência artificial, a matéria tem que levar a digital da direita.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) é autor de um texto sobre esse assunto. A proposta dele criminaliza a chamada “deep fake”, que seria a criação de vídeos a partir de IA que reproduzem a aparência, as expressões e a voz de algum candidato. A punição é de 2 a 4 anos e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil.

Na justificativa do texto, há inclusive críticas às fake news. “As consequências das fake news na vida dos indivíduos são imensuráveis e incontroláveis”.

Para o deputado Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), que também integra a Mesa Diretora da Casa, o texto combate o problema sem avançar sobre o uso generalizado da internet.

“A esquerda quer censurar as redes sociais, não vamos cair nessa arapuca. Nós precisamos ter responsabilidade para controlar a IA (Inteligência Artificial) e o projeto do Kim Kataguiri com um bom relator pode resolver o problema, sem nenhuma censura nas redes, pra isso precisamos de um relator anti censura”, afirmou à CNN.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui