Durante um evento realizado em Vila Velha (ES) nesta quinta-feira, 27, o Partido Liberal (PL) oficializou a pré-candidatura de Coronel Ramalho à prefeitura do município capixaba. O lançamento contou com a presença dos deputados federais Eduardo Bolsonaro, Gilvan da Federal e Sargento Fahur (PSD).
O líder da legenda no Espírito Santo, Magno Malta, foi representado por sua filha, Maguinha. Por recomendações médicas, o senador está em repouso absoluto depois de passar por um procedimento cirúrgico.
Durante sua fala, Eduardo Bolsonaro afirmou que a movimentação política da direita, impulsionada pela chegada de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência em 2018, é “imparável”. Ele acredita que as eleições de 2024 serão fundamentais para definir o quadro político dos próximos anos.
“Se conseguirmos emplacar a candidatura de nosso amigo Ramalho aqui em Vila Velha, teremos a certeza de que deixamos uma ‘sementinha’ da expansão da direita aqui no Espírito Santo”, disse.
O deputado federal também disse que, nos próximos meses, pretende retornar à Vila Velha com Bolsonaro.
Em entrevista a Oeste, Gilvan da Federal disse que acredita que Coronel Ramalho pode ser o futuro prefeito da cidade e reforçou seu apoio aos demais pré-candidatos do partido.
“Estamos apoiando a candidatura pois acreditamos que ele será o futuro prefeito de Vila Velha”, afirmou. “Vila Velha é Bolsonaro, e o apoio de nossos aliados é muito importante para ressaltar a força da direita e garantir uma boa eleição municipal. Também estou dando muita força às nossas chapas de vereadores e acredito, inclusive, que temos a melhor chapa feminina do pleito.”
O senador Magno Malta também reforçou seu apoio à candidatura de Ramalho e disse que a presença de Eduardo Bolsonaro no evento de pré-candidatura é evidência da aprovação do ex-presidente ao candidato.
“O lançamento da pré-candidatura do Coronel Ramalho em Vila Velha é uma oficialização do trabalho que ele vem desenvolvendo junto à população canela-verde”, explicou. Ramalho foi muito bem recebido no partido, e sua pré-campanha é apoiada pelo nosso eterno presidente Bolsonaro. Prova disso é a participação do meu amigo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, representando seu pai e o movimento de direita, que é extremamente forte no município.”
Em 2022, no segundo turno, Bolsonaro obteve 60,92% dos votos em Vila Velha. Na capital Vitória, onde a direita também tem forte presença, o ex-presidente recebeu 48,18% dos votos.
Quem é Coronel Ramalho, o pré-candidato do PL à Prefeitura de Vila Velha
Alexandre Ofranti Ramalho, conhecido no Estado como Coronel Ramalho, é oficial da reserva da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e ex-secretário de Segurança Pública do governo de Renato Casagrande (PSB).
Ramalho deixou o governo de Casagrande em fevereiro deste ano. Ele ocupava o cargo desde 2020 e se afastou por um curto período em 2022 para disputar as eleições como candidato à deputado federal pelo Podemos.
Apesar de ter atuado em uma gestão alinhada à esquerda, o militar expressou apoio a Bolsonaro nos dois turnos de 2022 e critica pautas progressistas de forma recorrente. Depois de sair da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), ele também deixou o Podemos e ingressou no PL.
Durante uma entrevista concedida a Oeste, Coronel Ramalho mencionou as críticas que enfrentou por entrar no partido de Bolsonaro e comparou sua atuação à de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no governo de Dilma Rousseff (PT).
“Em todas as vezes que expressei apoio a Bolsonaro, fui criticado tanto por pessoas de esquerda quanto de direita”, relatou. “A minha atuação no governo Casagrande foi técnica. Meu principal objetivo era reduzir os números da criminalidade no Estado, e consegui. O Tarcísio, que está fazendo um excelente trabalho em São Paulo, também teve uma gestão técnica durante o governo da Dilma. Então, apesar das críticas, tenho confiança no que acredito e jamais deixei de me posicionar como um cidadão de direita.”
Quando questionado sobre seus objetivos para Vila Velha, o militar explicou que pretende continuar investindo na segurança pública e afirmou que também deseja trabalhar para promover o desenvolvimento socioeconômico da região.