sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaPL decide orientar voto contra prisão de Chiquinho Brazão

PL decide orientar voto contra prisão de Chiquinho Brazão

Maior partido da Câmara dos Deputados, o Partido Liberal (PL) decidiu orientar a bancada a votar contra a manutenção da prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). A informação foi dita a Oeste pelo líder da legenda na Casa, Altineu Côrtes (RJ).

Conforme o parlamentar, o partido entende que não há elementos de flagrante de delito na prisão de Chiquinho Brazão. “Orientaremos pela Constituição”, disse o parlamentar. Contudo, o partido não deve fechar questão contra a prisão, segundo Altineu.

Preso preventivamente desde 24 de março por decisão do Supremo Tribunal Federal, Chiquinho Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, em 2018.

Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do caso, argumentou que a prisão de Chiquinho Brazão se deu em virtude de um flagrante por delito de obstrução de Justiça, durante o mandato de deputado.

Membros do PL ouvidos por Oeste também enxergam na decisão da soltura de Chiquinho Brazão uma oportunidade para dar uma resposta mais dura ao STF. Por outro lado, defendem a cassação do mandato do parlamentar.

Nesta manhã, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara analisa a manutenção da prisão do parlamentar, que tem relatório favorável para continuar detido. Depois, o tema segue para o plenário da Casa, onde deve enfrentar resistência.

Como mostrou Oeste, o líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento, disse que votará a favor da soltura de Chiquinho Brazão. Na mesma toada, membros do centrão devem seguir o mesmo entendimento. A ala governista acredita que a prisão do deputado será referendada pelo Parlamento, mas reconhece que a votação será “apertada”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui