quarta-feira, novembro 6, 2024
InícioEconomiaPix por aproximação já está em vigor; confira as novidades

Pix por aproximação já está em vigor; confira as novidades

O Banco Central anunciou que o Pix por aproximação vai entrar em vigor nesta segunda-feira, 4. A ferramenta permite a utilização do celular para realizar transferências ao aproximar da maquininha. O órgão monetário divulgou a informação em evento com o Google, no escritório da empresa, localizado em São Paulo.

No começo de agosto de 2024, o BC havia regulado o Pix por aprimação. No entanto, a obrigatoriedade da implantação do método ficou para o começo de novembro. O processo de instalação será gradual.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição financeira realizou uma pesquisa e descobriu que cerca de 30% das pessoas não usavam o Pix porque tinham de abrir o aplicativo do banco. Neste cenário, os usuários davam preferência ao cartão, que já tem a tecnologia contactless (aproximação).

O Pix por aproximação não está liberado para usuários iOS.

A partir desta segunda-feira, as instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento deverão oferecer a função. Para as outras empresas, o prazo se encerra em janeiro de 2026.

O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, começou a implantar a função no começo de outubro. O teste permitiu que as pessoas utilizassem o Pix por aproximação em estabelecimentos previamente escolhidos, em Brasília e também em São Paulo.

Pix
O Pix por aproximação deveria ocorrer somente em 2025, mas algumas instituições financeiras decidiram adiantar o lançamento | Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Para compras de até R$ 200, os clientes precisam abrir o aplicativo do Banco do Brasil e realizar a autenticação ao clicar em “Pix por aproximação”. Para valores maiores que R$ 200, a maquininha pede a senha transacional.

Campos Neto espera que a evolução tecnológica nos métodos de pagamentos seja mantida por Gabriel Galípolo, próximo presidente do Banco Central.

Saiba como usar o Pix por aproximação

Para realizar o Pix por aproximação, o usuário deverá aproximar o celular desbloqueado na maquininha. O aparelho Android precisa ter a tecnologia NFC e o método deve estar liberado na Carteira Google. Depois de confirmado o valor, o comprador precisa digitar a senha ou liberar a biometria no aparelho.

A big tech já tinha parceria com o C6 Bank e o PicPay, duas instituições financeiras virtuais. No evento, o Google anunciou que a função também passaria a valer para funcionários do Itaú.

Pix
O Google não confirmou o Pix por aproximação para outros bancos | Foto: Reprodução/PicPay

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui