Diversos bancos brasileiros, incluindo Nubank, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Santander e Caixa, enfrentaram instabilidade no sistema de pagamentos Pix na manhã desta segunda-feira (14). Usuários têm relatado dificuldades para realizar transferências por meio dos aplicativos, tanto para Android quanto para iPhone (iOS), resultando em um aumento significativo nas queixas nas redes sociais e plataformas de monitoramento, como o Downdetector.
A falha no Pix foi percebida por volta das 10h20, e até o momento, mais de 1.900 notificações foram registradas no Downdetector, que acompanha o funcionamento de serviços online. A instabilidade não se limita a uma instituição, afetando múltiplos bancos e fintechs, como Banco do Brasil, PicPay, Banco Pan e Mercado Pago.
Olhar Digital realizou testes no sistema Pix no fim desta manhã, e não encontrou dificuldades para realizar transações.
O Banco Central confirmou a instabilidade em nota, mas revelou que o problema já foi resolvido:
Houve a ocorrência de problemas técnicos no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que afetaram o funcionamento do Pix durante a manhã desta segunda-feira (14/10). As equipes do Banco Central atuaram rapidamente, e o problema já se encontra resolvido.
Banco Central em nota
Usuários reclamam nas redes sociais
Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), os usuários compartilharam suas experiências com a falha no Pix. Muitos relataram interrupções durante pagamentos e compras, destacando a inconveniência causada pela indisponibilidade do serviço em momentos críticos. Confira alguns relatos: