Eliminada com 82% dos votos do BBB 24, Giovanna Pitel pode até não ter conquistado o reality, mas, definitivamente, ganhou o público. Dois meses após o fim do programa, a ex-assistente social se tornou apresentadora ao lado de Fernanda Bande — com quem a alagoana garante ainda ter amizade.
Em entrevista à CNN, Pitel se mostrou surpresa com a virada que sua vida teve após o reality show. “Estou acostumada a não vencer”, brinca ela.
Se antes levava uma vida considerada “pacata” e comum, a ex-BBB diz nunca ter imaginado que passaria no processo seletivo do programa. Conforme avançava nas fases, a alagoana ainda se recusava a acreditar que tinha chances de ser uma das escolhidas.
“Estava tão desacreditada que eu não pedi demissão do meu emprego”, relembrou Giovanna Pitel. Assim que tudo deu certo, a ex-sister preferiu não imaginar como seria sua nova vida fora do confinamento — logo, se tornar apresentadora nunca fez parte de seus planos.
“Eu sempre me vi muito alheia ao mundo das artes, eu era assistente social”, disse. “Eu não costumo sonhar com essas coisas, porque era algo tão distante da minha realidade, que eu não imaginava”.
Tal sentimento fez com que Pitel procurasse seu antigo chefe ao deixar o confinamento, na esperança de recuperar seu emprego. “Ele me falou que as portas sempre estariam abertas para mim”, conta a ex-BBB.
Na Cama com Pitanda
No entanto, não foi necessário. Pouco tempo após o fim do BBB 24, Giovanna Pitel e Fernanda Bande foram convidadas para um evento interno da Globo. O que era para ser apenas mais um compromisso, se tornou o anúncio que mudaria sua perspectiva profissional.
“Fomos convidadas para apresentar esse evento. No meio, nos chamaram no palco para participar de uma dinâmica que envolvia o Rock in Rio. Íamos dar alguns ingressos, fazer umas gracinhas”, detalha.
Até que Amauri Soares, diretor geral da TV Globo, aproveitou o espaço no palco, diante de diversos convidados do evento, para anunciar o novo programa da casa: Na Cama com Pitanda.
“Foi uma surpresa, ninguém tinha falado com a gente sobre isso. Foi ali que soubemos”, relembra Pitel, que antes só acompanhava os internautas especulando sobre esse possível projeto.
Não demorou muito até que o programa ficasse pronto para ir ao ar no Multishow. “Tivemos uma equipe maravilhosa, uma preparação de elenco em tempo recorde”.
Novos desafios
Foi neste momento que começou um novo desafio para Giovanna Pitel: aprender como ser uma apresentadora. “Ninguém se tornar apresentadora assim, com tanta qualidade, do dia para noite, mas é algo que eu fiquei muito feliz em fazer. Tive aquela sensação de ‘eu gostei de fazer isso””.
Apesar disso, recomeçar em outra profissão trouxe inseguranças para a alagoana. “Se me perguntar sobre meu trabalho de assistente social, eu vou saber porque estudei muito tempo para fazer isso. Essa é a minha área. Aí, quando você ganha um programa, que vai estrear tal dia, você precisa estar pronta”, diz a ex-sister.
Mesmo diante dos desafios, Pitel garante que deu o seu melhor. “Eu sei que tenho muito para aprender e melhorar, mas esse é só o início. O primeiro programa dá medo, da insegurança. Tem alguém no seu ponto, alguém no microfone, o convidado na sua frente, uma equipe gigantesca para fazer acontecer”.
Se antes do BBB 24, Giovanna se descrevia como uma mulher conformada e feliz com sua realidade, sendo a primeira da sua família a ganhar mais que um salário mínimo, agora ela se permite sonhar. “A Pitel depois do reality está disposta a ir atrás de um mundo de sonhos”.
O lado não tão positivo do reconhecimento
Ainda que a vida depois do programa ofereça muitas oportunidades, o reconhecimento também carrega consigo alguns pontos negativos. “Você recebe muito amor, muito cuidado, mas também pessoas que acham que sabem o que está acontecendo na sua vida, que não gostam de você por algum motivo”.
Você acha que voltará para sua vida de antes, mas ganha uma vida que todo mundo sabe de tudo, todo mundo quer consumir um pouquinho de você, porque estava acostumado a te ver 24 horas por dia
Giovanna Pitel
No entanto, a ex-BBB conseguiu tirar de letra situações como essa. Sem se deslumbrar com a nova vida, a alagoana conta que enxerga os fãs como pessoas iguais à ela, que se identificaram com algum ponto de sua trajetória.
Amizade com Fernanda Bande
Mesmo paciente, Giovanna Pitel se impressionou com a forma que falsos boatos sobre sua vida repercutiram na internet. Quando menos esperava, muitas pessoas apontaram uma possível desavença entre ela e Fernanda Bande, conforme os episódios do programa Na Cama com Pitanda foram liberados.
“Estávamos juntas pelo menos umas três vezes por dia, mas acho que as pessoas estavam tão acostumadas em nos ver 24 horas por dia juntas que não conseguiram assimilar as nossas individualidades”, afirma Giovanna.
“Dentro do programa, éramos o suporte uma da outra, o apego, éramos a briga e o amor, a emoção e tudo aquilo que o programa proporcionava. Aqui fora, temos as nossas próprias individualidades. Isso não anula a nossa amizade”, ainda explica. “Não existe briga, não existe desavença”, reforça.
Futuro de Pitel
Aproveitando as novas oportunidades profissionais, Giovanna Pitel conta que tem planos de se aperfeiçoar na comunicação e no teatro. “Quero ficar mais leve e mais natural com as câmeras, porque quero fazer um outro programa ou me tornar entrevistadora”, conta.
Entre seus sonhos pessoais, a ex-BBB almeja comprar uma casa para sua mãe e pagar a escola das crianças de sua família. Quanto a uma possível segunda temporada de seu programa com Fernanda, ela afirma: “Podia ter um todo mês! Soltamos bastante indiretas para o diretor”.