O futebol internacional viveu um episódio inédito, nesta quinta-feira (5), quando a seleção de San Marino, o quinto menor país do mundo, venceu uma partida oficial pela primeira vez em sua história.
O time superou a seleção de Liechtenstein por 1 a 0, com gol do jovem Nicko Sensoli, de apenas 19 anos, no Stadio Olimpico San Marino. A partida era válida pelo grupo 1 da Nations League D, espécie de quarta divisão do torneio de nações da Uefa.
Contando também jogos não-oficiais, San Marino havia vencido uma única partida em sua história, em 2004, quando bateu o mesmo Liechtenstein, também por 1 a 0, em amistoso. De lá para cá, foram 200 partidas sem vitória.
Nesse meio tempo, San Marino colecionou goleadas sofridas, entre elas 10 x 0 para a Inglaterra (2021), 7 x 0 para a Itália (2021), 9 x 0 para Bélgica e Rússia (ambas em 2019) e 13 x 0 para a Alemanha (2006).
Com justiça, a seleção da San Marino era conhecida como “a pior da Europa”. O país tem 34 mil habitantes e o time é formado por jogadores semi-amadores.
A vitória na primeira rodada faz San Marino liderar o grupo da Nations League. Além de Liechtenstein, Gibraltar também está no grupo 1, mas ainda não estreou.
San Marino volta a campo na terça-feira (10), em amistoso oficial contra a Moldávia, já que vai folgar na segunda rodada da Nations League.