Um piloto morreu, nesta sexta-feira, 16, depois de o avião Fouga Magister que ele pilotava cair no Mar Mediterrâneo durante um show aéreo em Lavandou, no sul da França.
As informações são das autoridades locais. Investigações estão em andamento para determinar a causa do acidente.
Evento onde avião caiu marcava aniversário histórico
A exibição do avião fazia parte das comemorações dos 80 anos do desembarque das forças aliadas no Dia D, uma operação decisiva na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A Patrouille de France, equipe de acrobacias da Força Aérea Francesa, que também iria participar do show aéreo, decidiu cancelar sua apresentação depois do acidente.
França: dois pilotos morrem depois de colisão de jatos
A queda do avião durante o evento desta sexta-feira aconteceu apenas dois dias depois de uma colisão entre dois jatos no leste da França, que resultou na morte de dois militares e deixou um único sobrevivente.
Dois pilotos franceses morreram depois que dois jatos Rafale colidiram no ar no nordeste da França, na quarta-feira 14. O acidente aconteceu em uma missão de treinamento militar.
As duas vítimas, instrutor e aluno, estavam na mesma aeronave. Um terceiro piloto foi ejetado do segundo jato e encontrado com vida.
Ainda não está claro o que causou a colisão próxima à cidade de Colombey-les-Belles. Investigações militares e judiciais estão em andamento para entender as causas do acidente.
O piloto que sobreviveu foi encontrado logo depois do acidente. Contudo, levou várias horas de buscas por policiais na região arborizada para encontrar os corpos das duas vítimas.
O prefeito de Colombey-les-Belles relatou à agência de notícias Agence France-Presse que um barulho alto foi ouvido por volta das 12h30.
O som não era parecido com o do funcionamento de um avião a jato, mas um barulho “estranho”, mais semelhante ao de um instrumento de percussão. “Presumi que dois aviões tivessem colidido, mas não acreditamos”, afirmou.