Um piloto precisou fazer um pouso de emergência na pista de taxi aéreo de um aeroporto em Sydney, na Austrália, depois que o avião teve uma pane no motor e no trem de pouso. O caso foi divulgado nesta segunda-feira, 27, pela mídia australiana.
O homem pilotava um Cessna T210M Turbo Centurion, de matrícula VH-MYW, e estava com um passageiro. Os dois saíram do voo sem ferimentos.
Pilot makes miraculous emergency landing on a taxiway at Bankstown Airport in Australia after having engine issues. pic.twitter.com/ZwIRNyGW2A
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) May 26, 2024
O piloto Jake Swanepoel relatou à emissora da Austrália Nine News que, por causa da baixa altitude da aeronave, optou por recolher o trem de pouso para evitar colisões com telhados durante a aproximação.
“Estávamos planando, não havia potência”, disse Swanepoel. “Batemos nas árvores e acabamos de passar por cima do hangar.”
TV grava ação na Austrália
Toda a sequência foi gravada por um helicóptero de uma emissora de TV que estava perto do local no momento do pouso da emergência. O avião perdeu potência durante o voo e não conseguiu abaixar o trem de pouso, passando baixo sobre várias casas até chegar próximo ao Aeroporto de Bankstown, em Sydney.
O piloto não conseguiu alcançar a pista principal e acabou parando na pista de táxi depois derrapar e sair pela grama. A aeronave desviou de casas e árvores antes de tocar o solo, na maior cidade da Austrália.
O condutor e uma passageira podem ser vistos saindo do avião a pé, segundos depois do pouso. Algumas pessoas correram pela pista de táxi para encontrá-los. De acordo com site Breaking Aviation News, em uma chamada de rádio para o aeroporto, o piloto pode ser ouvido gritando “Mayday, mayday” e “problema no motor”.