O 4º Grupamento de Bombeiros Militares (4º GBM) foi acionado para uma série de ocorrências em razão das chuvas torrenciais que caíram em Picos na noite de segunda-feira (13).
O Corpo de Bombeiros contou com o apoio de bombeiros voluntários e guarnições de cidades vizinhas para reforçar o atendimento à população. Também participaram da ação de resgate a Defesa Civil, o 3º BEC do Exército Brasileiro e a Assistência Social.
De acordo com o capitão Allisson Rangel, comandante do 4ºGBM do CBMEPI, foi traçado um plano emergencial para atendimento à população atingida.
Outras ocorrências relacionadas a alagamentos foram registradas sem vítimas fatais, resultando apenas em danos materiais. O relatório oficial dos bombeiros apontou como áreas mais prejudicadas as ruas Santo Agostinho, Dulce Deus Dará, Juscelino Araújo e Antônio Egídio, todas no bairro Ipueiras.
Recomendações à população
Os Bombeiros Militares do Piauí alertam a população para que redobre os cuidados, evitando transitar por áreas alagadas, monitorando o nível das águas e prevenindo quedas de árvores. Em situações de emergência, os números 193 e 190 estão disponíveis, embora possam enfrentar congestionamento devido à alta demanda. As equipes seguem de prontidão 24 horas para atender a novas ocorrências.
Principais ocorrências:
• Resgate de vítima de afogamento: Os bairros Ipueiras e a Rua Emaús, na zona urbana, foram os mais afetados pelos alagamentos, exigindo a evacuação de moradores pelas equipes de resgate;
• Alagamentos: A Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Antônio Egídio sofreram com alagamentos severos, deixando muitas pessoas isoladas e necessitando de assistência dos bombeiros;
• Trabalho de parto: Na manhã desta terça-feira (14), por volta das 6h17, os militares transportaram uma gestante em trabalho de parto até o Hospital Justino Luz. A mulher, que optou por não revelar sua identidade, foi atendida com segurança e cuidado.