O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 3% no segundo trimestre de 2024, de acordo com dados do Bureau of Economic Analysis (BEA) desta quinta-feira, 29. O crescimento representa um aumento de 1,6 ponto percentual em comparação com o primeiro trimestre, que registrou um avanço de 1,4%.
A primeira estimativa do BEA, que atua sob o comando do Departamento de Comércio dos EUA, já indicava um crescimento de 2,8% para o período.
O relatório preliminar do BEA destacou também que o crescimento foi impulsionado por diversos fatores, como por exemplo: maiores gastos em consumo, investimentos em estoques privados e investimentos fixos não residenciais.
Além disso, também houve revisão para cima dos dados relativos às importações . A divulgação dos dados finais vai ocorrer em 26 de setembro.
PIB Cresce, mas inflação anualizada apresenta leve queda nos EUA
A inflação anualizada nos Estados Unidos foi de 2,9% em julho, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando a taxa foi de 3% no acumulado de 12 meses. A inflação mensal ficou em 0,2%.
Fed mantém taxa de juros inalterada
Em 31 de julho, o Federal Reserve (FED), banco central dos EUA, manteve a taxa de juros no intervalo de 5,25% a 5,50%. De acordo com a instituição, essa foi a oitava manutenção consecutiva da taxa, que permanece sem alterações desde julho de 2023. A próxima reunião do comitê de política monetária ocorre entre os dias 17 e 18 de setembro.