O Piauí está plantando o futuro. Mais de um milhão de mudas de árvores nativas e frutíferas já foram distribuídas pelo estado por meio do Programa PRO Verde Piauí, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Esta iniciativa, que vai além do simples plantio de árvores, traz vários benefícios como o combate às mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, geração de emprego e renda e o fortalecimento da agricultura familiar.
A meta de quatro milhões de mudas até 2026 demonstra o compromisso do Estado com um futuro mais verde e sustentável. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) superou, em 2024, a meta anual de um milhão de mudas, atingindo a marca de 1,6 milhão de mudas distribuídas em 85 municípios do Piauí.
A parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) é fundamental para garantir a distribuição eficiente e o sucesso do plantio, por meio de iniciativas de reposição florestal, do ICMS Ecológico e parcerias municipais.
O superintendente da Semarh, João Victor Oliveira, destaca a importância do programa na recuperação da vegetação do estado, atendendo a solicitações de municípios, escolas e assentamentos.
O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, por sua vez, reforça o compromisso da gestão estadual com a preservação ambiental e a luta contra as mudanças climáticas. O programa se alinha aos compromissos do Acordo de Paris, buscando a redução do aquecimento global.
“São ações que transformam os cidadãos em agentes ativos na proteção do meio ambiente. Estamos cumprindo o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles, fortalecendo as ações de educação e conscientização ambiental, contribuindo diretamente para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas e de áreas degradadas”, destaca o secretário Daniel Oliveira.
A iniciativa não se limita à mera distribuição de mudas. O programa Eco Piauí, do qual o PRO Verde faz parte, promove a educação ambiental em escolas, conscientizando os alunos sobre a importância da preservação ambiental. Atividades práticas e a distribuição de cartilhas transformam os estudantes em agentes ativos na proteção do meio ambiente.
Em Teresina, a iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida, amenizando os efeitos do calor extremo e melhorando a qualidade do ar. A recente distribuição de 40 mil mudas durante a Expoapi reforça o compromisso com a sustentabilidade na capital.
A recuperação de áreas degradadas, muitas vezes afetadas por incêndios e desmatamento ilegal, é prioridade, mas a iniciativa também beneficia agricultores locais, gerando emprego e renda por intermédio do plantio em suas propriedades.
Para participar, municípios, associações e assentamentos podem solicitar mudas via protocolo da Semarh ([email protected] e 86 994698777).