Um seminário de turismo, que destacou o Piauí como um Estado lindo por natureza, fez sucesso ontem (22) em Lisboa, capital portuguesa, juntamente com uma rodada de negócios, que reuniu empresários piauienses e portugueses, no SUD, espaço de eventos da capital portuguesa. Os principais destaques do evento foram os atrativos do litoral piauiense e o Parque Nacional Serra da Capivara, além de cultura, gastronomia e artesanato. Autoridades públicas do Brasil e de Portugal prestigiaram a ação.
O evento integrou um projeto de promoção e valorização dos atrativos turísticos piauienses denominado Showcase Piauí em Portugal, uma iniciativa do Sebrae no Piauí, em parceria com o Governo do Estado e Investe Piauí, apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O Showcase conta com promoção da Visit Brazil Travel Association (Vbrata), que é uma organização sem fins lucrativos que está divulgando o Piauí como destino internacional do ano, por meio da campanha presente nos meios digitais “Bora ali, no Piauí?”.
Compareceram ao Showcase Piauí em Portugal, além de empresários dos trades de Portugal e do Piauí, autoridades como o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho; a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida; e a coordenadora de Novos Produtos da Embratur, Carina Câmara.
O foco deste evento foi a divulgação do potencial turístico do Piauí para o trade de Lisboa, composto por agentes de viagem, operadores de turismo, profissionais da indústria e empresas aéreas. Também compareceram ao evento influenciadores e profissionais da imprensa local.
“Muito feliz de participar desse movimento, em parceria com o Sebrae, de promoção dos nossos polos turísticos, em especial o litoral e a Serra da Capivara. Nós acreditamos, enquanto poder público, na força do turismo para a geração de emprego e renda. Sabemos do enorme potencial do Piauí, do Nordeste e do Brasil e eventos como esse, aqui em Lisboa, que é um exemplo de crescimento do turismo e uma porta de entrada para toda a Europa, é sem dúvida uma ação efetiva que contribuirá para o desenvolvimento do nosso Estado”, pontua o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles.
POR QUE PORTUGAL?
Portugal se destaca, de acordo com pesquisa da Embratur, entre os cinco principais mercados emissores de turistas para o Estado do Piauí. Os demais países emissores são os Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Reino Unido.
Ao fazer uma análise sobre a ação, o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho, pontuou que além de ser um relevante emissor de turistas para nosso Estado, Portugal também deve ser acompanhado de perto pelos empresários piauienses, porque tem conquistado ampla evidência no mercado de turismo europeu.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), na atualidade, Portugal ocupa a 16ª posição no ranking dos países mais competitivos, quando se trata de turismo, e é destaque nas categorias de infraestrutura de serviços turísticos (2ª posição), segurança e proteção (11ª) e saúde e higiene (14º).
“Portugal é a porta de entrada para um mercado de 500 milhões de pessoas na Europa, com uma localização privilegiada para acessar mercados relevantes, além de se tratar de uma potência mundial em empreendedorismo e inovação”, finaliza Júlio Cesar Filho.
Hoje (23), a programação do Showcase Piauí em Portugal conta com o Investe Piauí Day, Encontro de Negócios Made in Piauí, que também acontecerá no SUD Lisboa, uma realização específica do Governo do Estado, por meio da Investe Piauí. Os empresários portugueses participantes ficarão cientes de informações acerca das potencialidades econômicas piauienses, bem como poderão realizar networking e receber materiais promocionais, além de analisarem amostras de produtos.