Acontece até domingo (03) a Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT), considerada o mais importante evento da área de turismo de Portugal. O Piauí marca presença no evento, no espaço da Embratur, com empresas representando a Serra da Capivara e a Rota das Emoções.
A BLT é ponto de encontro de profissionais de turismo e também do público interessado em conhecer as tendências, produtos e serviços ofertados ao redor do mundo. Em 2023, o evento contou com cerca de 1,4 mil expositores, apresentando 75 destinos internacionais, além de mais de 60 mil visitantes.
“O Sebrae trabalha fortemente o segmento do turismo, como mola propulsora para alavancar a economia do nosso Estado. E uma das ações estratégicas é a participação de empresas em feiras nacionais e internacionais para apresentar o potencial do Piauí e fomentar novas parcerias que possam incrementar o fluxo turístico, gerando emprego e renda para todos os envolvidos nessa cadeia produtiva. Na BLT, esperamos reforçar o nosso posicionamento em Portugal, que é um dos principais emissores de turistas para o Brasil, além de um hub de conexão para outros países da Europa, com mais de 100 voos semanais para o Brasil, com disponibilidade de quase 30 mil assentos”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
Na BLT, a Serra da Capivara é representada pela agência de receptivo Selva Branca. Já da Rota das Emoções participa a empresa VM Experience, que se propõe a ofertar experiências únicas, sejam aquáticas ou off-road, pelo litoral do Piauí.
De acordo com o empresário Giordano Macedo, proprietário da Selva Branca, as expectativas para a BLT são as melhores. “Estivemos aqui em Portugal em novembro, durante o Show Case Piauí em Portugal, plantando a primeira semente. Agora na BLT, uma das maiores feiras de turismo da Europa, viemos regar essa semente para colher bons frutos. Estou muito feliz com mais essa oportunidade proporcionada pelo Sebrae de divulgar o Piauí e, em especial, a Serra da Capivara em tão importante mercado. Esperamos trocar experiências e atrair a atenção do público para os nossos produtos. Temos aeroporto, novos investimentos na região, cidades preparadas para receber os turistas e esperamos bons resultados dessa divulgação”, destaca.
Além dos destinos do Piauí, o espaço da Embratur conta com outras experiências de sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e luxo, apresentando um país singular por meio da campanha “Descubra um Brasil Espetacular” e de empresas que atuam nas diversas atrações turísticas. A programação do espaço terá ainda imersão 360º na Amazônia, com óculos de realidade virtual; cooking shows, com degustação de comidas típicas; e Caipirinha Master Class, com degustação da bebida que é símbolo do Brasil.
EM BERLIM
O Piauí também será destaque na Internacional Tourismusborse Berlin (ITB Berlin), que é um intercâmbio internacional de turismo e ponto de encontro dos principais players da indústria de viagens de todo o mundo. A empresa VM Experience apresentará a Rota das Emoções no espaço da Embratur na feira, que acontece entre os dias 05 e 07 de março, na Alemanha.
“Estaremos apresentando a Rota das Emoções no país que é um dos maiores emissores de turistas para o Brasil e para o mundo. Uma oportunidade única de mostrar o que temos de melhor em sol e praia, natureza, ecoturismo, esportes náuticos, aventura e cultura. Esperamos fortalecer cada vez mais a marca Piauí na Europa, incrementando o fluxo de turistas no litoral do nosso Estado”, pontua Delano Rocha.
O espaço da Embratur na ITB Berlin contará com a mesma programação da BLT de Portugal, mas incluindo, além das experiências de sol e praia, natureza, cultura e luxo, também povos indígenas e LGBTQIAPN+.
NA ESPANHA
A Serra da Capivara e a Rota das Emoções também foram apresentadas na International Tourism Fair (Fitur 2024), que aconteceu em janeiro em Madri, na Espanha, sendo considerada a principal feira para os mercados receptivos e emissivos da Iberoamérica. O evento encerrou com número recorde de 250 mil visitantes, de 152 países.
Na Fitur, os destinos do Piauí foram representados, no espaço da Embratur, pela Visit Brazil Travel Association (VBRATA), organização de turismo, cultura e negócios sem fins lucrativos, dedicada a promover o Brasil como destino turístico e cultural. A VBRATA é responsável pela campanha “Bora Ali, no Piauí?”, destacando o Estado como destino do ano na Europa.