terça-feira, fevereiro 11, 2025
InícioDestaquePiauí e Ceará realizam encontro estratégico sobre saúde indígena

Piauí e Ceará realizam encontro estratégico sobre saúde indígena

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Ceará se reuniram nesta terça-feira (11) para discutir e aprimorar as estratégias de assistência à saúde das comunidades indígenas do Piauí. O encontro teve como foco principal o alinhamento das áreas técnicas da Sesapi com as do DSEI Ceará, visando otimizar o atendimento e garantir que as necessidades específicas de cada comunidade sejam supridas da melhor forma possível.

O Piauí abriga cerca de 4.000 indígenas, distribuídos em diversas comunidades. As discussões entre Sesapi e DSEI Ceará visam atender às demandas de saúde dessas populações, levando em consideração suas particularidades culturais e sociais.

“Nessa reunião estão sendo apresentados dados que ajudarão a caracterizar a população indígena e suas peculiaridades. Cada área técnica vai ajudar na construção desses dados, agora e posteriormente, para que tenhamos as informações disponíveis para todos, permitindo levar uma maior qualidade ao serviço prestado a essas comunidades”, acrescenta, Filipe Silva, coordenador de equidade em saúde da Sesapi.

A política de saúde indígena é uma política tripartite, com a tomada de decisões sendo feita através das discussões entre as esferas federais, estaduais e municipais. O coordenador distrital de saúde indígena do DSEI Ceará, Lucas Guerra, destaca que o foco é atender essa população, promovendo e fortalecendo a assistência à saúde indígena.

“Hoje, contamos com quatro equipes multidisciplinares de saúde indígena, atendendo uma população de aproximadamente 4 mil pessoas. Esse trabalho integrado é voltado para o fortalecimento desse serviço, onde queremos que todos sejam atendidos dentro de suas especificidades, características culturais, tradições, garantindo sua dignidade”, ressalta o coordenador.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui