terça-feira, fevereiro 11, 2025
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Piauí conta com 137 postos de atendimentos para emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), divulgou, nesta segunda-feira (10), os dados mais recentes sobre a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O estado alcançou o marco de 1 milhão de piauienses com o novo documento, consolidando o Piauí como o primeiro estado do Brasil a atingir 30% da população documentada com a CIN.

Atualmente, o Piauí conta com 137 postos de atendimento espalhados por 118 municípios, o que representa uma ampla cobertura no território estadual. A meta é que, até 2026, todos os 224 municípios piauienses tenham ao menos uma unidade de atendimento digital, garantindo que nenhum cidadão precise se deslocar grandes distâncias para obter o documento.

Em Teresina, existem 16 postos de atendimento distribuídos por todas as zonas da cidade, incluindo três unidades com atendimento prioritário e exclusivo: Casa da Mulher Brasileira: atendimento especializado para mulheres, com foco naquelas em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência; e duas unidades exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).

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O sucesso na emissão da nova CIN é resultado da estratégia de descentralização dos serviços, como destacou o diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenha. “Hoje, o interior do estado emite mais carteiras de identidade do que a capital. Cerca de 70% das emissões ocorrem no interior, enquanto Teresina responde por 30%”, explica o gestor.

Essa transformação na forma de atendimento já é percebida por quem utilizou o novo sistema. Evangelina Maria, moradora de Lagoa do São Francisco, a 193 km de Teresina, contou que conseguiu emitir a nova identidade de forma rápida. “Eu fiz essa identidade nova para minha aposentadoria. O atendimento não demorou, foi muito prático”, disse.
                
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Já Elizângela, que também é moradora de Lagoa do São Francisco, destacou a agilidade no processo. “Facilitou muito, porque antes demorava mais de 30 dias. A gente ainda precisava ir até Teresina para receber. Agora está mais rápido, fiz aqui mesmo e em menos de 10 dias já estava com o documento na mão”, completou.

Números

O Instituto de Identificação conta com sete centrais de emissão e impressão da identidade, estrategicamente localizadas para agilizar o processo de emissão e entrega do documento. Essas unidades eliminam a necessidade de deslocamento até a capital para receber o documento, nos municípios de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras.

Alguns municípios se destacam no volume de emissões, especialmente aqueles com maior densidade populacional.

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Desde o início da emissão da nova CIN, em 2022, o documento já foi emitido para pessoas de todas as idades, com destaque para a faixa de 35 a 44 anos, que concentra a maior quantidade de emissões.

A participação das mulheres, especialmente na faixa entre 35 e 44 anos, é expressiva. Também temos estimulado a emissão da identidade para o público infantil, uma vez que a certidão de nascimento não possui dados biométricos, o que torna a CIN um documento mais completo para as crianças”, reforçou Marcelo Mascarenha.

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Até o momento, foram registradas aproximadamente 519.848 mil emissões para mulheres, o que representa cerca de 51,67% do total.

Em comparação, o público masculino contabiliza 482.552 emissões, correspondendo a 47,98% do total. Já a categoria que contempla identidades de gênero diversas registrou aproximadamente 3.225 emissões, representando 0,32% do total.

Avanços

O avanço da emissão da nova identidade também reflete o compromisso do governo com a inclusão digital. Isso é reconhecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “É importante destacar o empenho e esforço do Piauí na emissão da CIN, pois isso demonstra um foco em ampliar a segurança, aperfeiçoar os cadastros administrativos e atender melhor a população do estado, já que a melhor identificação das pessoas é fundamental para o exercício da cidadania. Portanto, é uma marca a ser celebrada”, destacou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do ministério.

O documento físico é integrado à versão digital, disponível nos aplicativos Gov.br e também no app Gov.PI, que oferece acesso a mais de 100 serviços públicos. “A concepção do Governo do Piauí é que ter acesso ao documento não é apenas uma obrigação do cidadão, mas, acima de tudo, um direito fundamental. A CIN abre portas para a cidadania digital, permitindo que as pessoas acessem serviços essenciais com facilidade e segurança”, concluiu o diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

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