sexta-feira, dezembro 20, 2024
InícioDestaquePiauí avança com projeto pioneiro para a Primeira Infância

Piauí avança com projeto pioneiro para a Primeira Infância

O Governo do Piauí deu um importante passo para fortalecer o cuidado integral às crianças de 0 a 6 anos com a apresentação da plataforma Piauí Primeira Infância, que promete revolucionar o acompanhamento dos principais indicadores de saúde, educação e assistência social. A reunião foi liderada pela coordenadora do Pacto pela Primeira Infância, a primeira-dama Isabel Fonteles, no Escritório Sede do Pacto, nesta quarta-feira (19).

Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais da Saúde (Sesapi), Educação (Seduc) e Assistência Social (Sasc), além de agentes públicos que serão essenciais para implementar o projeto.

Durante a reunião, Isabel Fonteles destacou o papel inovador do aplicativo, que será inicialmente testado no município de Lagoa do Piauí, em um projeto piloto de três meses. “Nosso objetivo é integrar informações das áreas de saúde, educação e assistência social para garantir o melhor desenvolvimento das crianças piauienses. Esse trabalho conjunto tem potencial para transformar a vida das famílias, trazendo um impacto social e econômico positivo para o estado”, afirmou.

A plataforma “Piauí Primeira Infância” concentra 40 indicadores, divididos em seis eixos de desenvolvimento, abrangendo desde a saúde física e mental até a educação e interação familiar. A proposta inclui a digitalização de dados, como cartão da gestante, frequência escolar e cobertura vacinal, permitindo intervenções mais ágeis e assertivas.

“Com dados em tempo real, será possível identificar problemas rapidamente e atuar de forma integrada para resolvê-los. Além disso, a plataforma traz funcionalidades como notificações automáticas para as mães e canais de comunicação direta com as equipes de saúde e educação”, explicou Isabel.

Entre os principais benefícios, estão a busca ativa de gestantes de alto risco, o acompanhamento escolar das crianças e o suporte às famílias em situação de vulnerabilidade. Caso o projeto piloto tenha sucesso, a iniciativa será expandida para os 224 municípios piauienses a partir de março de 2025.

A primeira-dama também ressaltou o compromisso do governo estadual com as novas gerações. “Estamos alinhados às diretrizes nacionais e determinados a fazer do Piauí um exemplo em cuidado e desenvolvimento infantil. A Primeira Infância é a base para o futuro que queremos construir”, concluiu Isabel Fonteles.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui