sábado, setembro 28, 2024
InícioPolíticaPF faz operação no Judiciário do Tocantins por corrupção

PF faz operação no Judiciário do Tocantins por corrupção

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 23, a Operação Máximus, com o objetivo de investigar a suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Tocantins e lavagem do dinheiro das propinas. Dois suspeitos foram presos preventivamente.

A operação foca na presidente da Corte, Etelvina Maria Sampaio Felipe, na vice-presidente Ângela Maria Ribeiro Prudente, além dos desembargadores Angela Issa Haonat e João Rigo Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

Também são alvo da operação os juízes José Maria Lima, Marcelo Eliseu Rostirolla, Océio Nobre da Silva e Roniclay Alves de Moraes.

Operação da PF foi ordenada pelo STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha ordenou a operação e afastou os magistrados dos cargos.

Agentes da PF cumpriram mandados de prisão preventiva e realizaram buscas em 60 endereços no Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

A investigação apura possíveis crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Esta é a segunda operação ordenada por Noronha nas últimas duas semanas para investigar a venda de sentenças em tribunais estaduais. No dia 14, a Operação 18 Minutos apurou um esquema de corrupção no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui