A Petrobras informou, nesta terça-feira, 9, que descobriu uma reserva de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar.
Em nota, a Petrobras explicou que o poço exploratório Anhangá está localizado próximo à divisa entre os Estados do Ceará do e Rio Grande do Norte, na chamada Margem Equatorial brasileira, que se estende até a bacia da Foz do Amazonas.
“A constatação de reservatórios turbidíticos de idade Albiana portador de petróleo é inédita na Bacia Potiguar e foi realizada através de perfis elétricos e amostras de óleo, que serão posteriormente caracterizados por meio de análises de laboratório”, informou a estatal no comunciado.
A presença do petróleo foi localizada a 2,196 metros de profundidade.
Embora não se saiba ainda o tamanho da reserva, a descoberta vai permitir que a companhia abra novos caminhos de exploração para além do pré-sal, cuja produção deve entrar em declínio no fim desta década.
Para o diretor de exploração e produção da Petrobras, Joelson Mendes, a margem equatorial é “considerada como uma nova e promissora fronteira”. De acordo com ele, o local “será fundamental para o futuro da companhia, garantindo a oferta de petróleo necessária para o desenvolvimento do país”.
Presidente da Petrobras comemora descoberta
O presidente da estatal, Jean Paul Prates, declarou que a “companhia possui um histórico de quase 3 mil poços perfurados em ambiente de águas profundas e ultraprofundas, sem qualquer tipo de intercorrência ou impacto ao meio ambiente”.
Para Prates, a descoberta permite que a Petrobras abra “novas fronteiras e lidar
com total segurança suas operações na Margem Equatorial” .
Está é a segunda descoberta de petróleo realizada pela Petrobras na Bacia Potiguar em 2024. A desta semana se dá depois da comprovação da presença do hidrocarboneto no Poço Pitu Oeste, localizado a cerca de 24 quilômetros de Anhangá.
Segundo a estatal petrolífera, ambas as descobertas “ainda merecem avaliações complementares”.
“As atividades exploratórias na Margem Equatorial representam mais um passo no compromisso da Petrobras em buscar a reposição de reservas e o desenvolvimento de novas fronteiras exploratórias que assegurem o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”, salientou, em nota, a Petrobras.
Petrobras vai investir na Margem Equatorial
Até 2028 a Petrobras investirá US$ 3,1 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões) em atividades de exploração na Margem Equatorial. A estatal petrolífera prevê perfurar 16 novos poços exploratórios na região que vai Além disso, a Petrobras espera a perfuração de 16 novos poços exploratórios na região.