Em fevereiro, a brasileira Andréa Nascimento teve uma experiência inesperada durante um mergulho nas Bahamas. Enquanto filmava, um tubarão-tigre, de forma surpreendente, engoliu a câmera, e o vídeo do incidente rapidamente viralizou nas redes sociais, acumulando mais de 3 milhões de visualizações.
Assista ao vídeo abaixo:
Andréa estava acompanhada de seu sócio, Pedro Yan, e um grupo de turistas que participavam de uma expedição para nadar com tubarões-tigres na famosa Tiger Beach, um dos melhores pontos do mundo para avistar esses animais. A atividade foi organizada pela agência deles, a Aloha Divers Okinawa. Os guias que lideram esses mergulhos têm vasta experiência com os tubarões, conhecendo profundamente o comportamento de cada um, a ponto de atribuírem nomes aos próprios animais.
“São sempre os mesmos tubarões que retornam a essa praia nessa época do ano. São fêmeas grávidas que vêm para passar o período de gestação”, contou Andréa à CNN Viagem&Gastronomia.
Ajoelhada no fundo do mar, Andréa colocou a câmera dentro de uma caixa que continha petiscos para alimentar os tubarões.
“Um desses tubarões, chamado Kim, se aproximou interessado nos petiscos, atraído pelo cheiro de peixe na caixa. De repente, ele confundiu nossa câmera com um dos petiscos e acabou a engolindo”, contou ela.
Logo em seguida, o tubarão nadou com a câmera na boca e filmou os mergulhadores. “No momento em que ele soltou a câmera, o equipamento boiou. Nosso guia foi pegá-la e conseguiu afastar o tubarão, que queria morder a câmera novamente, achando que era comida”, disse.
Pedro, que considera o tubarão-tigre o segundo mais perigoso do mundo, depois do tubarão-branco, também comentou sobre a surpresa dos mergulhadores ao verem as imagens pela primeira vez.
“Voltamos para o barco e começamos a editar na hora. Todos se reuniram para ver, e quando assistimos, todo mundo ficou impressionado: ‘Animal!’ Foi incrível”, relembrou Pedro sobre o momento em que assistiram ao vídeo pela primeira vez.
E completou: “É como se você jogasse uma bolinha para o cachorro e ele a pegasse.”
Andréa revelou que está muito feliz com a repercussão do vídeo. “O mais legal de ele ter se tornado viral é que pessoas que nunca mergulharam podem aprender sobre o comportamento [dos tubarões] e imaginar como seria ser engolido por um”, finalizou.
Duas praias brasileiras estão entre as melhores do mundo; saiba quais