quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioGeralPessoas de Uberlândia (MG) sentem efeitos de terremoto do Chile

Pessoas de Uberlândia (MG) sentem efeitos de terremoto do Chile

Moradores de Uberlândia (MG), no Triângulo Mineiro, relataram sentir tremores depois de um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter atingir o norte do Chile.

Os residentes de um prédio chegaram a evacuar seus apartamentos, de forma organizada, e se abrigaram com segurança na rua. Apenas depois de vistoria do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil confirmar que não houve danos estruturais, o retorno dos moradores foi possível.

Moradores evacuaram um prédio em Uberlândia (MG)
Moradores evacuaram prédio em Uberlândia (MG) | Foto: Divulgação/Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros de Uberlândia confirmou o chamado e, além dele, disse ter atendido ocorrências em três bairros diferentes da cidade. Nas redes sociais, muitos moradores descreveram a sensação de móveis se movendo dentro de casa.

O terremoto ocorreu às 22h50, desta quinta-feira, 18, com uma profundidade de 126 km e a 20 km ao sul de San Pedro de Atacama, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Terremoto: abalos secundários e relatos em São Paulo

Terremoto foi sentido em áreas da capital e da região metropolitana de São Paulo | Foto: Reprodução/Pixabay
Pessoas de áreas de São Paulo sentem terremoto | Foto: Reprodução/Pixabay

O setor de geografia da Universidade Federal de Uberlândia esclareceu que abalos secundários são comuns e mais perceptíveis em prédios altos. Em São Paulo, moradores também relataram sentir tremores e publicaram, nas redes sociais, vídeos de plantas e objetos balançando.

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP afirmou que “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou registros de tremores leves em diferentes regiões e informou que monitora o fenômeno.

“Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”, destacou o instituto.

Leia mais:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui