Com a tão esperada recuperação total do setor de viagens após a pandemia prestes a virar realidade, a Visa anunciou os resultados de seu novo relatório de pesquisa “Tendências globais de viagem para 2024”.
O documento revela que, embora os consumidores estejam revendo os gastos por conta da alta nos preços, viajar ainda está entre suas prioridades. A verdade é que, embora a grande maioria dos viajantes brasileiros e mexicanos pesquisados (80% e 70% respectivamente) esteja ciente da alta nos preços, a maior parte deles não se deixa abater e só 2% planejam reduzir as viagens. Inclusive, os brasileiros e os mexicanos planejam fazer entre três e duas viagens de lazer, respectivamente, no próximo ano.
A pesquisa mostra também que a retomada das viagens após a Covid é liderada pelos viajantes de alta renda e da geração Z, especialmente no Brasil, onde os consumidores da geração Z fizeram 22% mais viagens de lazer do que o viajante médio, movidos pelo desejo de viver aventuras, um importante diferencial na lista de motivos para viajar. As gerações mais jovens, em especial, estão impulsionando uma forte expansão nas viagens de lazer – ainda que sua renda seja comparativamente menor.
“A demanda no setor de viagens está se recuperando e não dá sinais de que irá recuar no próximo ano. E, à medida que o mundo entra em uma nova era de viagens pós-pandemia, entender as mudanças nas tendências no cenário latino-americano de viagens é crucial para os stakeholders do setor”, diz Lorna Atiles, Head de Cross Border para a América Latina e o Caribe da Visa.
O novo relatório de pesquisa da Visa é baseado no Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI, na sigla em inglês) 2023 e em outras pesquisas, destacando comportamentos e expectativas importantes dos consumidores:
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Mais experiências centradas em lazer. Os viajantes têm dado forte ênfase a viagens experienciais e com foco em lazer. Por exemplo, relaxar foi o principal motivo dos mexicanos para viajar (46%), seguido do desejo de explorar algo novo (34%) e viver aventuras (31%).
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Flexibilidade e personalização estão em alta no planejamento das viagens. Os viajantes querem mais controle e independência e 65% dos viajantes brasileiros preferem viajar de forma total ou parcialmente independente a comprar pacotes de viagem, enquanto 58% dos viajantes mexicanos dariam preferência a um itinerário flexível ou espontâneo. Além disso, 40% dos viajantes brasileiros estão dispostos a pagar mais para terem a flexibilidade de alterar seus planos de viagem.
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O crescimento dos viajantes pautado no digital. Os viajantes têm mostrado forte familiaridade com o digital. Por exemplo, as carteiras digitais estão cada vez mais inseridas na jornada dos viajantes brasileiros, sendo usadas por 71% deles no destino. O relatório destaca também que uma grande razão para a maior adoção dos pagamentos digitais é o fato de que 40% dos viajantes enfrentam algum contratempo com dinheiro. Os viajantes mexicanos são um bom exemplo disso: 22% consideram o câmbio de moeda um obstáculo ao uso do dinheiro e 20% se preocupam em encontrar um caixa eletrônico.
Novas e importantes tendências de viagem para 2024
A pesquisa também revela tendências importantes que devem influenciar o setor de viagens na América Latina em 2024:
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Democratização das viagens: os viajantes nunca tiveram tantas ferramentas e recursos à sua disposição para planejar suas viagens. O planejamento das viagens está cada vez mais digital e os avanços contínuos em IA generativa agregam novas funcionalidades de planejamento e economia ao kit de ferramentas dos viajantes. Por exemplo, 62% dos adultos da geração Z disseram usar a tecnologia para economizar nas viagens. As decisões desses consumidores afetam suas próprias viagens e também as férias em família.
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Combinar viagens de negócios e lazer: muitos profissionais estão trabalhando remotamente, com jornadas mais flexíveis e, consequentemente, cada vez mais, os viajantes têm combinado viagens e trabalho. Muitas pessoas que viajam a trabalho estão adicionando alguns dias a mais no destino para visitar os pontos turísticos. E pessoas que viajam a lazer conseguem passar mais dias no local trabalhando remotamente. Isso está abrindo novas oportunidades de como, quando e por quanto tempo viajar.
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Destinos inspirados pela mídia: as estrelas das redes sociais, do cinema, da TV e da música viraram influenciadores que inspiram a escolha do próximo destino dos viajantes. Isso é especialmente relevante entre os consumidores de alto poder aquisitivo e mais jovens que são fortemente expostos e se inspiram cada vez mais nas viagens que veem nas redes sociais. A pesquisa mostra que 22% dos brasileiros escolhem experiências de viagem destacadas por influenciadores, enquanto 60% dos viajantes da geração Z têm um forte desejo de viajar pelo mundo.
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Viajantes com consciência ambiental: os consumidores vêm optando cada vez mais por viagens ecológicas. A maioria dos mexicanos pesquisados (85%) optará por viagens ecológicas se elas estiverem disponíveis por um preço igual ou menor do que as opções alternativas, enquanto 71% dos brasileiros estão bastante interessados em opções ecológicas. Viajantes mexicanos e brasileiros associam as viagens sustentáveis a acomodações com medidas de sustentabilidade (30% e 31%), evitar o uso de plástico descartável ao viajar (25% e 30%) e optar por meios de transporte de boa eficiência energética (25% e 26%)
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