O Real Madrid é o clube estrangeiro preferido entre os jovens torcedores. É o que mostra a pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, realizada em parceria por Quaest/CNN/Itatiaia.
Levantamento mostra que, entre os jovens torcedores de 7 a 15 anos de idade, o Real Madrid lidera com 10% da torcida. Em seguida aparecem Barcelona, com 6%, Paris Saint-Germain, com 3%, e Manchester City, com 2%. Dos entrevistados nesta faixa etária, 2% torcem para outro clube.
O percentual de crianças de 7 a 15 anos que disseram não torcer para um clube estrangeiro é de 69%, enquanto 8% não souberam dizer ou não responderam.
Na faixa etária dos torcedores com 16 anos ou mais, 16% torcem para o Real Madrid, seguido pelo Barcelona, com 9%, Manchester City, com 2%, e Paris Saint-Germain, com 1%. Dos entrevistados com 16 anos ou mais, 3% torcem para outro clube, 65% disseram não torcer para nenhum time de fora do país e 5% não souberam dizer ou não responderam.
A dupla brasileira Vinicius Júnior e Rodrygo é um grande exemplo da forte relação entre o Real Madrid e os jovens torcedores brasileiros. Desde a chegada ao clube, ambos conquistaram o carinho e a admiração dos mais novos.
Com data marcada para se apresentar, Endrick é o próximo brasileiro a desembarcar na Espanha. A apresentação do atacante ao Real Madrid será em julho, quando completará 18 anos de idade.
O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.