sábado, novembro 23, 2024
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Pesquisa aponta que falta de clientes é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios | ASN Piauí

Na medida em que a sociedade evolui e a tecnologia avança, as preferências e comportamentos dos consumidores também mudam. Os hábitos de consumo do futuro serão moldados por uma variedade de fatores, como avanços tecnológicos, mudanças sociais, questões ambientais e questões econômicas. Segundo a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios – 5ª edição, realizada pelo Sebrae, o aumento dos custos deixou de ser a principal dificuldade para os pequenos negócios, cedendo lugar para a falta de clientes.

O levantamento aponta que para 34% dos pequenos negócios o maior gargalo é a falta de clientes. Na primeira edição do levantamento, realizada em agosto de 2022, esse percentual era de 24%. Já o aumento dos custos, que era dificuldade para 42% dos pequenos negócios, passou a impactar apenas 32% desses empreendimentos.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Os pequenos negócios precisam estar atentos às mudanças de comportamento dos clientes, atendendo de maneira cada vez mais eficiente e qualificada às necessidades e desejos desse público. As empresas que seguirem as tendências e focarem em superar as expectativas dos clientes terão mais chances de conquistá-los, mantendo-se competitivas e sustentáveis no mercado”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Ainda segundo a pesquisa do Sebrae, apesar das dificuldades do dia a dia, os empresários estão mais otimistas quanto ao futuro dos negócios. 52% dos entrevistados acreditam em dias melhores, conseguem enxergar o lado positivo dos obstáculos e estão entusiasmados com as perspectivas de crescimento.

E-BOOK DE TENDÊNCIAS

Para ajudar os empreendedores a entenderem as mudanças que impactarão os hábitos de consumo, o Sebrae disponibiliza o e-book Tendências de Comportamento de Consumo 2024, com estratégias para se adaptar, vender mais e alavancar os negócios.

No material constam análises internacionais que já antecipam que as oportunidades para as empresas em 2024 precisam envolver vivências imersivas, abordagens personalizadas, captura do interesse do consumidor em segundos, inteligência artificial e chatbots, mídias diversas e conectadas, marketing híbrido (analógico e digital) e tecnologias inovadoras.

Sairão na frente os empreendedores que estiverem atentos a essas tendências de comportamento, que foram levantadas por empresas de reconhecimento mundial. O material completo está disponível no link da bio do Instragram @sebraepi. Acesse e fique por dentro das previsões para este ano.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
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