domingo, julho 7, 2024
InícioGeralPeruano foragido da Interpol por estupro é preso no Rio

Peruano foragido da Interpol por estupro é preso no Rio

Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira, 13, no centro do Rio de Janeiro. O estrangeiro era foragido da Justiça do Peru, sendo procurado pela Interpol pelo crime de estupro de vulnerável. 

O peruano estava presente na lista de “difusão vermelha” da Interpol, que é uma solicitação às polícias de todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa, com ordem de prisão aberta em seu país de origem. A lista da organização consta com fotos e dados sobre criminosos procurados por pedofilia, lavagem de dinheiro, terrorismo e outros crimes.

O acusado foi capturado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), localizado no centro da capital fluminense. Acabou apreendido para responder ao processo criminal por estupro de vulnerável, conforme difusão da Interpol.

O homem nasceu em Lima, capital do Peru, e cometeu os crimes no país em 2019. Responde nos artigos 173 e 176 do Código Penal peruano, sendo caracterizadas como “violação sexual de menor de idade” e “toques, atos de conotação sexual ou atos libidinosos sem consentimento”, respectivamente.

O mandado de prisão no Brasil foi expedido em 6 de maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação foi realizada por policiais federais do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol/RJ), com apoio da Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DGSEI/TJ-RJ).

Depois da comunicação da prisão à Suprema Corte, à Justiça Federal, à Defensoria Pública da União e ao consulado do Peru, o estrangeiro foi encaminhado ao sistema prisional. Ele seguirá detido no Brasil enquanto aguarda os trâmites para extradição.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui