Um apartamento de 9 m² em Paris está sendo alugado por mais de R$ 3 mil mensais. A peruana Natalia Vega, que paga 485 euros por mês no espaço, compartilhou um vídeo do espaço nas redes sociais, onde rapidamente viralizou.
No vídeo, que já acumula mais de 33 milhões de visualizações, Natalia mostra o pequeno apartamento no 7º arrondissement, uma área nobre de Paris. No entanto, o apartamento está no 7º andar de um prédio sem elevador, surpreendendo os internautas pelo tamanho reduzido.
Comentários como “Garota! Onde você dorme?”; “Isso é deprimente” e “Ela não vive em Paris, ela sobrevive” inundaram o post sobre o apartamento. Um dos comentários dizia: “Pessoas de países do 3º mundo indo para países do 1º mundo para viver como nos países de 3º mundo”.
Posteriormente, Natalia respondeu aos internautas na publicação que “deixar uma vida muito confortável não é para os fracos” e que embora ame “meu país e minha cultura, mas eu nunca estive mais feliz do que estou aqui”.
“Eu comecei a viver, realmente viver, quando cheguei aqui”, afirmou a peruana. “Nos últimos dois anos eu aprendi tanto sobre o mundo, conheci tanta gente, viajei para tantos países na Europa. Saia da sua zona de conforto.”
Apartamento fica no centro de Paris
Em entrevista ao jornal G1, Natalia explicou que se mudou para Paris para estudar. A peruana está terminando a universidade, além de trabalhar como estrategista de mídia social. Ela decidiu fazer o vídeo sobre seu apartamento depois de ver outros semelhantes de Nova York.
“9 m² é muito pequeno, mas sou estudante, então passo o dia inteiro na biblioteca e só ia para casa dormir”, explicou. “Pode ser desconfortável quando você começa a trabalhar, principalmente no home office… Eu tinha que ir a cafés o tempo todo.”
Natalia Vega destacou ser “É “muito incômodo” cozinhar no apartamento, e que por ser “impossível ficar em casa o dia todo”, então ela “sempre saía” de casa. “Se eu esquecia algo, preferia deixar lá do que voltar a subir”, acrescentou a jovem, que está se mudando do local.
Sobre os comentários agressivos, Natalia minimizou: “Fico muito surpresa que as pessoas não saibam que viver num local de 9 m² é muito normal. Antes de me mudar para Paris, já tinha visto este tipo de vídeo, por isso não me surpreendi. Não me senti ofendida com nenhum dos comentários, mas sinto que falta muita cultura às pessoas”.
Depois de dois anos, Natalia agora se mudará para um apartamento de 68 m² que dividirá com outras duas pessoas. Só o seu quarto terá 18 m², o dobro do espaço que tinha antes.