O personal trainer e influenciador digital Hans Christian Dyck Annes, de 34 anos, que nasceu com apenas um rim, morreu em Ponta Grossa (PR), na segunda-feira 5. Ele havia entrado para a fila de transplante do órgão havia dois meses. Ele era conhecido como Christian Annes nas redes sociais.
Ao portal g1, a namorada do influenciador, Wanna Teixeira, disse que ele descobriu que nasceu com apenas um rim quando era criança. Em 2022, Annes foi diagnosticado com problemas renais e iniciou o tratamento no fim de 2023. Ele foi internado em 20 de janeiro.
Em dezembro, o personal entrou para a fila de transplante de rim e, segundo a Wanna, ele estava na 70ª posição em janeiro. De acordo com o sistema estadual, o Paraná tinha 2 mil pessoas na lista de espera pelo órgão em dezembro.
Essa é a segunda morte de um personal trainer em pouco mais de um mês em Ponta Grossa. No fim de dezembro, o profissional Danilo de Campos morreu de infarto, depois de sentir um mal-estar no estômago, aos 31 anos.
Quem era o personal Christian Annes
Annes atuava como profissional de educação física em algumas academias de Ponta Grossa. Ele também era influenciador digital e contava com mais de 42,2 mil seguidores no Instagram. Além disso, o personal era pós-graduado em nutrição esportiva e trabalhava com consultoria em musculação.
De acordo com o g1, ele também participou de campeonatos de fisiculturismo e chegou a atuar como modelo. Segundo a namorada, ele falava que não iria parar de treinar, mesmo sendo uma das orientações durante o tratamento renal.
O corpo de Annes foi sepultado na tarde desta terça-feira, 6, no Cemitério Municipal São José, em Ponta Grossa.
Diagnóstico
De acordo com a namorada, embora só tivesse um rim, Hans Christian Dyck Annes não tinha enfrentado problemas por conta disso. Ele descobriu que estava com problemas renais em 2022, quando fez um exame de sangue junto de Wanna, como um incentivo, já que ela tem medo de agulhas.
O resultado do exame mostrou que o influenciador estava com altos níveis de creatinina e uréia. “Ele ficou quieto quando saiu o resultado porque deu tudo alterado”, contou Wanna, ao g1. “Ele não queria contar para ninguém, se negava a fazer tratamento”.
Annes iniciou o tratamento apenas depois que contou a situação ao seu treinador, que o convenceu a buscar ajuda médica, cerca de um ano depois do diagnóstico. O personal iniciou o tratamento de diálise e precisou ser internado em dezembro de 2023.
Na época, ele entrou para a fila de transplantes. Em janeiro, recebeu a informação de que a fila havia andado e que ele receberia o novo rim em algumas semanas. O personal chegou a ser entubado e precisou de transfusão de sangue.