O Brasil alcançou, de janeiro a outubro de 2023, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas (MPE), o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes empresas (MGE) geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos. Os dados são de um estudo do Sebrae, realizado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
No Piauí, de janeiro a outubro deste ano, as micro e pequenas empresas geraram 18,1 mil vagas com carteira assinada, o que corresponde a 76% do total de empregos criados no Estado, que foi 23,9 mil. Esse acumulado coloca o Piauí em terceiro lugar no país em número de vagas por mil empregados. Já as MGE geraram pouco mais de 3,9 mil postos, o que corresponde a 16,4% das vagas.
“A cada novo levantamento, fica mais evidente que as micro e pequenas empresas são pilares essenciais para o crescimento econômico sustentável, a criação de empregos e o desenvolvimento social do Piauí e do Brasil. Isso reforça a nossa missão de articular políticas que promovam o fortalecimento desse setor, como fator essencial para impulsionar a economia”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
Considerando apenas o mês de outubro, o levantamento do Sebrae mostra que foram criadas pouco mais de 190 mil vagas de trabalho no país. As MPE contribuíram com 124,1 mil empregos, o que representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Já as MGE foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, o equivalente a 36,7% do saldo total. No Piauí, no mesmo mês, as MPE geraram 1,3 mil vagas, 61,4% do total de 2,2 mil postos de trabalho, enquanto as MGE criaram 738 vagas, 33,7%.
Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força dos pequenos negócios e a importância desse segmento para a economia. “São os empreendedores de pequenos negócios que têm sustentado o país. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando inclusão social e a transformação das realidades em bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história, o Brasil registrou a marca de 100 milhões pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxas de desemprego, que é de 7,6%”, declara.
As principais atividades econômicas, de acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), que mais contribuíram para a geração de empregos, entre as MPE no Piauí, no último mês de outubro foram: cultivo de soja; obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações; construção de edifícios; construção de rodovias e ferrovias; atividades de teleatendimento; tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; limpeza em prédios e em domicílios; seleção e agenciamento de mão-de-obra; telecomunicações por fio; comércio varejista de outros produtos novos não especificados anteriormente.