sábado, novembro 23, 2024
InícioEsportePenta e fim de tabu movem Atlético e América em semifinal do...

Penta e fim de tabu movem Atlético e América em semifinal do Mineiro

Soltar o grito de pentacampeão é o grande objetivo do Atlético na atual edição do Campeonato Mineiro. Para o América, adversário deste sábado (9), na Arena MRV, a missão é eliminar o algoz da final passada, quebrar a hegemonia de quatro conquistas seguidas do Alvinegro e brigar pelo título que não conquista desde 2016. O confronto deste final de semana, marcado para as 16h30 (de Brasília), será o primeiro das semifinais.

Em seis duelos nesta fase da competição, sendo o último disputado há quatro anos, o Galo avançou cinco vezes e o Coelho apenas uma, em 1992. Naquela ocasião, a equipe venceu o primeiro jogo por 1 a 0; no segundo, acabou derrotado por 3 a 1. No placar agregado, a vaga seria do Atlético-MG, mas o regulamento daquele ano permitia ao rival, dono de melhor campanha, vencer apenas um dos jogos para se classificar.

Desde então, só o Alvinegro levou a melhor. Nos 10 jogos em semifinais seguintes, o Atlético-MG venceu nove jogos e empatou um. Os duelos aconteceram em 1998, 2011, 2014, 2018 e 2020.

Outro fato curioso é que, de todas as seis semifinais entre América e Atlético, o time que chegou à decisão só foi campeão uma vez. Justamente no último encontro, em 2020, o Galo eliminou o Coelho na semifinal e ficou com a taça após vencer o Tombense na final.

Para o confronto na Arena MRV, o técnico Luiz Felipe Scolari só não poderá contar com o meia Matías Zaracho, que cuida de lesão muscular no departamento médico. O técnico, inclusive, terá reforços para o jogo decisivo.

Poupados na última rodada, quando o Alvinegro goleou o Ipatinga por 3 a 0, os atacantes Hulk e Paulinho, os laterais Guilherme Arana e Renzo Saravia, e o volante Otávio – todos eles estavam pendurados com dois cartões amarelos – estão à disposição para encarar o Coelho. Os zagueiros Maurício Lemos e Igor Rabello, e o lateral-direito Mariano, liberados pelo DM, também.

Anunciado na última quinta-feira (7), o atacante Brahian Palacios participou da penúltima atividade antes do clássico, mas ainda não deverá ser relacionado. O colombiano de 21 anos deve ser preparado para uma possível decisão de Mineiro, ou até para estrear apenas no Campeonato Brasileiro.

Para esse primeiro jogo da semifinal do Mineiro, o técnico Cauan de Almeida não tem jogadores suspensos e vai contar praticamente com força máxima.

O único desfalque certo do Coelho é o meia Martinez, que segue em processo de recuperação de uma tendinite no tornozelo esquerdo. O jogador argentino já começou os trabalhos em campo, mas ainda não tem condições de jogo.

Diante do Atlético, o Coelho vai jogar pela primeira vez na Arena MRV desde a inauguração do estádio, em julho de 2023. Além disso, a equipe americana defende a invencibilidade em clássicos neste ano.

Em toda a temporada, a única derrota da equipe foi na primeira fase da Copa do Brasil, quando caiu para o Maringá após derrota por 2 a 0. Diante de Galo e Raposa, o América acumula um empate e uma vitória, respectivamente.

A partida na Arena MRV será a primeira de mata-mata no estádio, inaugurado em agosto. Como teve campanha melhor na primeira fase da competição, o Coelho joga por dois resultados iguais para avançar à decisão. O segundo confronto acontecerá no sábado seguinte (16), no mesmo horário, na Arena Independência.

Atual tetracampeão estadual (2020, 21, 22 e 23), o Galo terá que despachar o Alviverde para seguir na luta pelo penta. O Coelho, por sua vez, tenta desbancar a hegemonia atleticana.

Atlético-MG: Everson, Saravia (Mariano), Fuchs, Jemerson e Arana; Battaglia, Igor Gomes (Franco), Scarpa e Alisson; Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.

América-MG: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho e Moisés; Fabinho, Vitor Jacaré e Renato Marques. Técnico: Cauan de Almeida.

Motivo: 1º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 9 de março de 2024 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos e Luis Carlos de França Costa
VAR: Adriano Milczvski


Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui