A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Defensoria Pública, realizaram, neste domingo (3), o projeto “Elas por Elas”, na Penitenciária Feminina de Teresina. A iniciativa está na sua primeira edição e faz alusão ao Dia Internacional das Mulheres.
O projeto tem por objetivo propiciar às mulheres privadas de liberdade o resgate da autoestima e a valorização pessoal, ajudando no processo de reinserção social e na busca por melhores perspectivas de vida.
Durante as atividades, as reeducandas tiveram acesso a serviços de manicure, pedicure, cuidados com cabelo, depilação, estética facial, massoterapia, entre outros, proporcionados pela participação voluntária de profissionais parceiros empreendedoras de diversos segmentos da beleza e bem-estar.
A defensora pública Irani Albuquerque Brito, coordenadora do Sistema Prisional da Defensoria e idealizadora do projeto, destaca a importância de se recuperar a autoestima das internas. “A iniciativa visa preservar a estabilidade emocional, para que elas possam passar por esse período de uma forma mais equilibrada, para poder sair e retomar seu lugar na sociedade”, destaca a defensora.
A diretora da Penitenciária feminina, Cristiane de Praga, ressalta que “todas elas foram contempladas com os serviços e isso faz parte também do processo de ressocialização”, afirma.