Pela primeira vez, a gerência da ISS (Estação Espacial Internacional, em tradução livre), estará nas mãos de uma mulher. O cargo será ocupado pela engenheira Dana Weigel, que já trabalha há 20 anos na Nasa.
A mudança marca o momento em que a agência assume um compromisso com a inovação, a exploração e o avanço científico.
Ken Bowersox, administrador associado da Nasa para operações espaciais, afirmou que Dana é “uma excelente escolha para liderar o programa da estação espacial durante este período movimentado nos voos espaciais tripulados, especialmente a bordo da casa da humanidade em órbita [estação espacial]”.
Weigel será responsável pela gestão, desenvolvimento, integração e operação da ISS. A estação espacial abriga um laboratório que desenvolve pesquisas científicas, inovações tecnológicas e exploração espacial a partir da cooperação global.
Trajetória de Weigel
A engenheira iniciou sua carreira na Barrios Technology em 1994 e se tornou funcionária da Nasa em 2004.
Na agência, já ocupou cargos como gerente do escritório de Veículos da Estação Espacial, entre 2014 e 2021, onde foi responsável pela sustentação, pela reposição e pelo desenvolvimento de sistemas e hardware de instalações de carga na ISS.
Também atuou como vice-chefe do escritório de Direção de Voo, entre 2012 e 2014, e foi diretora de voo entre 2004 e 2014.
Natural de Baltimore (EUA), Weigel possui bacharelado em engenharia mecânica pela Universidade Texas A&M. Ao longo de sua carreira, foi reconhecida com prêmios e medalhas na Nasa, como a de serviço excepcional, liderança excepcional e serviço distinto. Além disso, recebeu o prêmio Stellar do Rotary National Award for Space Achievement, em 2000 e 2007.
Anteriormente, o posto era ocupado por Joel Montalbano, que assumirá o cargo de administrador associado na Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA. A mudança passará a valer a partir do dia 7 de abril.
Compartilhe: