O momento mais aguardado pelos gaúchos em todos os anos tem sua primeira edição em 2024 marcada para este domingo (25): o clássico GreNal. O encontro que divide e ao mesmo tempo une o estado do Rio Grande do Sul será disputado no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 18h (de Brasília), pela décima rodada do Campeonato Gaúcho.
Contudo, apesar do clássico por si só ter seu peso e importância à parte, desta vez, o GreNal 441 vale também a liderança do Estadual. O Colorado é o líder da competição com 22 pontos. Já o Tricolor vem logo atrás, com 20. Logo, a equipe que vencer o confronto deste domingo (25) vai se isolar no topo da tabela.
Ambos os times já estão classificados para as quartas de final do Gauchão. Porém, quem terminar a fase classificatória em primeiro lugar terá a vantagem de decidir em casa na fase de eliminatória.
Além disso, o clássico serve como o primeiro grande balizador de qualidade dos elencos da dupla GreNal em 2024. Até aqui, em nove jogos, o Colorado venceu sete, perdeu um e empatou um, com 81% de aproveitamento. O Grêmio venceu seis, empatou duas e perdeu uma, com 74% de aproveitamento.
No Inter, o técnico Eduardo Coudet tem as baixas confirmadas de Rochet e Gabriel Mercado. O goleiro ainda não se recuperou de uma fissura na costela e segue fora da equipe em 2024. Em seu lugar, o jovem Anthoni ganha sequência.
O zagueiro Mercado, que sofreu uma pancada no joelho na vitória sobre o São José, na nona rodada, também não tem condições de jogo para o clássico e fica de fora da partida. Robert Renan assumirá a vaga do argentino.
No meio-campo colorado, Bruno Henrique e Maurício devem atuar juntos, com Alan Patrick voltando a atuar ao lado de Enner Valencia. Assim, Lucas Alario deve ir para o banco de reservas.
No Tricolor, o técnico Renato Portaluppi tem a dúvida – a expectativa – pela estreia de Diego Costa. O centroavante, contratado para ser o titular da equipe, treina com o grupo desde o início da semana. Seu primeiro jogo, no entanto, também é tratado com cautela.
O atacante Pavón deve ganhar espaço na vaga de Cristaldo. No último sábado (18), o argentino entrou na vaga do conterrâneo e foi responsável por um gol e duas assistências na vitória por 6 a 2. No setor, Renato também pode promover um tripé de volantes com Villasanti, Du Queiroz e Pepê.
Internacional: Anthoni; Bustos, Robert Renan, Vitão e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Mauricio e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Du Queiroz; Pavón, Gustavo Nunes e JP Galvão (Diego Costa). Técnico: Renato Portaluppi.
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Gaúcho
Data e horário: 25 de fevereiro de 2024 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Maíra Moreira (trio Fifa).
Transmissão: Premiere