Um peixe-lua gigante, de 2,2 metros de comprimento, foi encontrado em uma praia de Gearhart, cidade no Estado norte-americano do Óregon, em 3 de junho. A espécie, rara, atraiu muita atenção nas redes sociais. Muitos internautas ficaram curiosos sobre a identidade do animal.
Biólogos do aquário Seaside Aquarium confirmaram que se tratava de um peixe-lua (Mola mola), especificamente, um raro peixe-lua-trapaceiro (Mola tecta). A identificação foi realizada com a ajuda da especialista Marianne Nyegaard, que publicou um estudo sobre a espécie em 2017.
Inicialmente, acreditava-se que o peixe-lua-trapaceiro habitava apenas as águas temperadas do Hemisfério Sul. No entanto, a teoria foi desmentida com a descoberta de exemplares na Califórnia e no Alasca, costa oeste dos Estados Unidos.
Peixe-lua cresce rapidamente
A espécie pode ganhar mais de 360 quilos em 15 meses. Segundo o Seaside Aquarium, o peixe pode permanecer na praia por semanas por causa da dificuldade de outros animais, que se alimentam de carcaças, perfurarem sua pele dura.
Leia também:
O Mola tecta pode atingir quase 2,5 metros de comprimento. Apesar de seu tamanho impressionante, é menor que outros peixes-lua, que podem ultrapassar 3 metros e duas toneladas. O peixe-lua é reconhecido por seu formato em bala, pele dura e boca pequena, com dentes em forma de bico.