O peixe-remo (ou Regalecus glesne) mora nas profundezas do oceano e ostenta uma aparência e tamanho no mínimo incomum. Além disso, recebeu o apelido curioso de “peixe do fim do mundo”, fama que surgiu de lendas antigas no Japão.
Por lá, ver um peixe-remo perto da superfície é relacionado com a chegada eminente de desastres naturais como terremotos e tsunamis. Um deles foi visto por pescadores recentemente na costa do México.
Peixe-remo foi visto no México
- O peixe-remo pode passar de 11 metros, por isso, é considerado um dos maiores peixes ósseos do mundo;
- Pescadores avistaram um exemplar na costa do México, no Mar de Cortez, perto de Cabo San Lucas, levantando teorias de que um terremoto pode acontecer em breve na região;
- O exemplar foi recolhido por cientistas para tentar entender o motivo do surgimento em águas superficiais;
- A capacidade de prever desastres ganhou mais força em 2011, quando peixes-remo foram vistos na costa do Japão pouco antes do grande terremoto e tsunami de Fukushima.
A criatura realmente prevê desastres naturais?
Apesar das lendas e coincidências, ainda não há evidências científicas que realmente comprovem a relação do peixe com a ocorrência de terremotos e tsunamis. Segundo cientistas, eles normalmente aparecem na superfície por motivos mais simples, como mudança de temperatura, nas correntes do oceano ou quando estão feridos.
Algumas teorias também apontam que movimentos tectônicos podem influenciar nos hábitos do peixe-remo. O vídeo abaixo registrou outro encontro com mergulhadores:
“Regalecus glesne”, conhecido popularmente como peixe-remo, regaleco, relangueiro ou rei-dos-arenques, é um peixe da família Regalecidae, classe Actinopterygii (peixes sem escamas).
Mede aproximadamente 11 m de comprimento e se alimenta de pequenos peixes. Seu principal predador… pic.twitter.com/M433y6FztC
— Arquivo Curioso (@arquivocurioso) December 24, 2023