quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioCiência e tecnologiaPegadas humanas da Era do Gelo são encontradas no Marrocos

Pegadas humanas da Era do Gelo são encontradas no Marrocos

Pesquisadores descobriram pegadas deixadas por Homo sapiens há cerca de 90 mil anos em uma praia em Larache, no Marrocos. Essas são as marcas humanas mais antigas já identificadas no Norte da África e no Sul do Mediterrâneo.

Leia mais

Pegadas vão em direção ao mar

  • Segundo os pesquisadores, as pegadas foram deixadas por pelo menos cinco pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
  • A descoberta aconteceu durante um estudo sobre rochas na praia marroquina.
  • No total, são 85 marcas orientadas principalmente em direção ao mar.
  • Elas sugerem que os habitantes daquela região teriam buscado recursos marinhos.
  • Os resultados do estudo foram publicados na revista Scientific Reports.
  • As informações são da IFLScience.
Local onde as pegadas foram encontradas (Imagem: M. Sedrati et al, Scientific Reports, 2024 (CC BY 4.0))

Homo sapiens circularam pelo local durante a Era do Gelo

De acordo com os pesquisadores, as pegadas foram preservadas porque ficaram cobertas por sedimentos finos durante condições propícias do mar. A posição da praia, que fica sobre uma plataforma rochosa coberta por sedimentos argilosos, foi fundamental para isso.

O estudo revelou duas trilhas de pegadas, que foram analisadas com datação por luminescência estimulada opticamente. A técnica determina quando minerais em artefatos ou próximos deles foram expostos pela última vez ao calor ou à luz solar.

Os grãos finos de quartzo que compõem a maior parte da areia da praia revelaram a presença dos Homo sapiens no local durante o Pleistoceno Superior, também conhecido como a última Era do Gelo, que terminou por volta de 11,7 mil anos atrás.

O local continuará sendo estudado para tentar desvendar alguns mistérios. Por exemplo, o que os nossos antepassados estavam fazendo na praia durante a Era do Gelo? No entanto, os cientistas precisarão correr contra o tempo para responder essa e outras perguntas, uma vez que a plataforma rochosa costeira está colapsando, o que poderá levar à sua eventual destruição, bem como de qualquer outro vestígio de atividade humana passada na região.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui