Para qualquer fã de Jurassic Park, agora pode ser a oportunidade de trilhar o mesmo caminho dos gigantes pré-históricos anteriores a nós, depois que um conjunto de pegadas de dinossauros bem preservadas foram desenterradas em uma praia na costa sul da Inglaterra.
Engenheiros da Agência Ambiental do governo estavam investigando como reforçar as defesas marítimas ao longo da orla marítima de Yaverland, na Ilha de Wight, quando descobriram os fósseis, de acordo com um comunicado de imprensa na última segunda-feira (23).
“Os dinossauros existentes exatamente onde a nossa equipe está trabalhando reúnem o antigo e o novo – os desafios modernos de combate às mudanças climáticas com um período de tempo que só podemos imaginar”, disse o gerente regional de inundações e riscos costeiros da agência, Nick Gray.
“Todos lemos as histórias e vimos os filmes, mas isto nos dá apenas uma ideia de como era a vida”, acrescentou no comunicado.
Os especialistas acreditam que as pegadas com 125 milhões de anos podem ser de um Mantellisaurus, de sete metros de comprimento e três dedos, o que os distingue de outros dinossauros. Os Mantellisaurus eram herbívoros e viveram durante o início do período Cretáceo, que terminou há 66 milhões de anos.
A Agência Ambiental disse que os fósseis foram escavados em um destino de férias ao lado de um café à beira-mar, um estacionamento e um ponto de ônibus. Mas embora os turistas tenham, sem saber, seguido os passos dos dinossauros, este tipo de descoberta não é uma surpresa para os especialistas.
Martin Munt, curador do Museu da Ilha dos Dinossauros local, chamou a Ilha de Wight de “o local mais rico em dinossauros da Europa”.
No comunicado de imprensa, Munt disse que 35 tipos diferentes de dinossauros foram encontrados na ilha e que, embora não possam ter certeza da espécie de dinossauro que fez as impressões, é muito “provavelmente um Mantellisaurus estava aqui, não apenas em outras partes da costa sul”, onde se supunha que fossem mais comuns.
No Museu de História Natural de Londres está exibido um esqueleto de Mantelissauro que foi descoberto na Ilha de Wight em 1917. É um dos esqueletos de dinossauro mais completos do Reino Unido, de acordo com a Agência Ambiental.
Compartilhe: