Pelo menos sete pedras memoriais que homenageiam judeus que morreram no Holocausto foram vandalizadas nesta semana em Weimar, na Alemanha. “Judeus são criminosos”, diziam as mensagens escritas pelos vândalos.
As pedras estão embutidas nas calçadas, para marcar as casas que pertenciam às vítimas do nazismo. As obras pertencem ao artista alemão Gunter Demnig.
Homenagem aos judeus mortos na Alemanha
As pequenas placas memoriais contém as inscrições: “Aqui morou”. Nas linhas seguintes estão o nome, sobrenome, ano de nascimento, ano e lugar de deportação e dados sobre o destino da vítima.
De acordo com o site Deutschland, a mensagem por trás do projeto é “devolver às vítimas o seu nome”.
As atitudes antissemitas aumentaram depois do ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro do ano passado. O Centro de Investigação e Informação sobre Antissemitismo (Rias), com sede em Berlim, informou que houve 994 ataques antissemitas registrados apenas no primeiro mês depois do atentado. Esse número inclui agressões, ameaças, pichações e insultos.
Depois do ataque terrorista, judeus na Alemanha também tiveram suas casas vandalizadas. Estrelas de Davi foram desenhadas nas paredes de suas casas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas marcaram as casas dos judeus para identificá-los, intimidá-los e persegui-los.