domingo, julho 7, 2024
InícioConcursos Públicos e EmpregosPedido de novo concurso ITERJ avança, após 13 anos sem edital

Pedido de novo concurso ITERJ avança, após 13 anos sem edital

O pedido para realização de um novo concurso ITERJ avançou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A indicação legislativa, que solicita ao governo a abertura do concurso para o ITERJ, teve parecer favorável na Comissão de Indicações Legislativas da Alerj. A indicação é de autoria da deputada estadual Marina do MST.

O pedido da parlamentar é para que o governador Cláudio Castro encaminhe projeto de lei autorizando o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) a realizar concurso público para o preenchimento de cargos vagos.

O ITERJ não realiza novos concursos há 13 anos. O último edital, publicado em 2011, trouxe a oferta de 104 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Foram disponibilizadas vagas para cargos como técnico de desenvolvimento fundiário e agrário, analista de gestão organizacional, analista de desenvolvimento fundiário e agrário e analista jurídico.

> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

ITERJ não realiza novos concursos desde 2011

(Foto: Divulgação Prefeitura de Casimiro de Abreu RJ)

Com a organização da Fundação Ceperj, o último concurso ITERJ teve provas objetivas e avaliação de títulos e experiência profissional.

O prazo de validade da seleção foi encerrado em 2016. Desde então, não foram divulgados novos editais.

Resumo concurso ITERJ

  • Instituto: Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ)
  • Situação atual: solicitado
  • Banca: a definir
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Data da prova objetiva: a definir

+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos gratuitamente!

Sem concurso, reestruturação do ITERJ está em análise

A deputada estadual Martha Rocha apresentou, em novembro de 2023, um projeto de lei para regular o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do ITERJ.

A meta é estabelecer critérios para a progressão das carreiras no órgão, independentemente do Regime de Recuperação Fiscal em vigor. 

Martha Rocha enfatizou que o impacto financeiro seria ínfimo para o Estado, considerando a alta evasão de servidores e a necessidade de valorização desses profissionais. O projeto está na Alerj.

A política aponta a evasão de servidores públicos concursados no ITERJ. Do total de 99 cargos previstos na legislação de 2011, apenas 65 estão em exercício, o que representa a perda de mais de 33% do capital humano do órgão.

O ITERJ tem como atribuição democratizar o acesso à terra – posseiros, sem teto e sem terra – intervindo na solução dos conflitos e nos processos de regularização fundiária.

Como órgão técnico, é o executor da política fundiária do estado, visando promover, ordenar e priorizar os assentamentos urbanos e rurais, em terras públicas e privadas.

É uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop).

Como estudar para concursos públicos? Há alguma receita? Em novo e-book GRATUITO, Fernando Mesquita, diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, traz o guia completo. Baixe o material aqui!

Via R7

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui